PF e MP apuram fraude em empréstimos de servidores da Prefeitura de Corumbá
A Polícia Federal e a 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá deflagraram no final da tarde desta quarta-feira, 13 de novembro, a Operação Cornucópia, que investiga a possível existência de fraude aos sistemas de controle da folha de pagamento no setor de recursos humanos da Prefeitura de Corumbá.
De acordo com informações do site Diário Corumbaense, um grupo de funcionários aumentaria a margem consignável para contratação de empréstimos aos servidores públicos do município. Após liberados os recursos pelos bancos, os valores eram sacados integralmente e tinham de ser repassados aos organizadores. As apurações iniciais dão conta que os empréstimos consignados eram todos pagos com verba pública não devida aos funcionários, e que teriam o envolvimento de cerca de 100 pessoas.
Peritos analisam documentos e coletam informações nos computadores da Prefeitura, nesta noite, em cumprimento aos mandados de busca deferidos especialmente para verificação da folha de pagamento e sistema de inclusão de dados de informática da Municipalidade. Também há mandados de prisão. Uma entrevista coletiva será concedida na Delegacia de Polícia Federal em Corumbá, na manhã desta quinta-feira, a partir das 10 horas.
Cornucópia é o símbolo da abundância na mitologia grega e deu nome à operação em alusão à riqueza supostamente obtida pelos envolvidos e abundância de recursos públicos disponibilizados, estimados em 5 milhões de reais.