PMA multa fazendeira em R$ 145 mil por destruir mata ciliar e causar erosão
A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Mundo Novo multou em R$ 145 mil uma fazendeira de 37 anos por degradar ambientalmente parte de sua fazenda, no município de Iguatemi, cidade distante 466 km de Campo Grande.
Conforme a PMA, durante a tarde de sábado (11) a fazenda foi fiscalizada e os policiais constataram que a pastagem foi plantada em meio a matas ciliares de um córrego, que foram derrubadas. Não havia cerca protegendo a margem do córrego e a área protegida e, pelo fato de o gado ter acesso ao curso d'água, a área estava totalmente degradada devido ao pisoteio e à pastagem.
Ainda de acordo com a PMA, foi verificada a falta de conservação do solo na área de pastagem. Isso fez com que surgissem diversas erosões, causando assoreamento do córrego.
A extensão da APP (Área de Preservação Permanente) e de erosões medida em GPS é de 29 hectares, segundo a PMA. Depois da fiscalização a fazendeira foi multada e responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente. A pena é de um a três anos de detenção.
A mulher foi notificada a apresentar junto a órgão ambiental estadual um Prade (Plano de Recuperação da Área Degradada).