Preço do etanol cai 25% nas usinas, mas apenas 3% para o consumidor
Já é possível notar queda no preço do álcool nas bombas, nas últimas quatro semanas o combustível ficou 2,88% mais barato para os consumidores de Mato Grosso do Sul, de acordo com a ANP (Agencia Nacional do Petróleo). Na última semana, o Estado teve a maior queda no preço entre os 19 pesquisados.
Isso se deve ao início da safra de cana-de-açúcar que começou oficialmente em 1° de abril. Segundo informações da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul) apesar da queda do preço nas bombas, a redução poderia ser maior já que nas últimas 4 semanas, o preço do etanol hidratado caiu 25,5% nas usinas.
Com o avanço da safra, a oferta do etanol deve aumentar e em consequência, o preço cair ainda mais. A expectativa dos produtores é que volte a competitividade do etanol frente à gasolina e que mais consumidores, optem por abastecer com álcool.
As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, são responsáveis pelo processamento de 89% da cana-de-açúcar produzida no país. Em Campo Grande, os preços que vão de R$ 2,45 a R$ 2,55, em postos de combustíveis nesta semana.