ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Prefeito flagra jogo em quadra e crianças vão parar na delegacia

Crianças foram levadas por um ônibus fretado pelo município e situação gerou revolta de pais

Por Idaicy Solano e Sidney Assis, de Coxim | 16/01/2024 13:21
Mães de crianças conduzidas para a delegacia chagaram depois para entender o que aconteceu (Foto: Sidney Assis, de Coxim)
Mães de crianças conduzidas para a delegacia chagaram depois para entender o que aconteceu (Foto: Sidney Assis, de Coxim)

Um grupo de aproximadamente 20 crianças, entre 8 e 13 anos, foi parar na Delegacia de Polícia de Coxim, cidade distante 253 quilômetros de Campo Grande, no final da tarde de segunda-feira (15), por usar uma quadra poliesportiva interditada para manutenção. O espaço esportivo está localizado no Bairro Vila dos Pequis.

O flagrante foi pelo prefeito da cidade, Edilson Magro (Democratas), enquanto ele passava pelo bairro. Ao avistar a cena, o chefe do Executivo acionou a gerente de esporte do município para lidar com a situação.

Conforme apurado pela reportagem, o grupo, que utilizava a quadra para jogar futebol, foi conduzido pela gerente de turismo do município e pelo Conselho Tutelar, em um ônibus fretado pela prefeitura da cidade, até a 1ª Delegacia de Polícia de Coxim, sob a acusação de invasão e danos ao patrimônio público.

A situação gerou revolta dos pais, pois segundo relatos ouvidos pela reportagem, as crianças foram escoltadas até a delegacia sem o conselho tutelar fazer nenhum contato prévio com os responsáveis. A responsável por um dos meninos envolvidos disse à reportagem que "levou um susto" ao ser informada que o filho estava na delegacia.

"Meu esposo foi buscar o menino, e aí ele viu um monte de viatura lá e os meninos todos detidos na bancada. As crianças jogam bola todo final de tarde lá, é o único lugar que tem. Eles prenderam as crianças lá, não chamou a gente, não falaram nada", relatou.

Outra mulher, que também foi até a delegacia após ficar sabendo que o filho havia sido encaminhado até lá, disse que não há provas para as acusações. "Tem muitas crianças que frequentam lá, não só esses como outros, então como que vão provar que foram eles?", questiona.

Movimentação de pais e crianças na delegacia na noite de segunda-feira (Foto: Sidney Assis, de Coxim)
Movimentação de pais e crianças na delegacia na noite de segunda-feira (Foto: Sidney Assis, de Coxim)

Outro lado - O caso foi acompanhado pela conselheira tutelar Flávia Pinasso. Segundo ela, após o conselho ser acionado pela Polícia Militar, a equipe foi até o local para acompanhar as crianças. A conselheira esclareceu que ligou para os pais das crianças que souberam informar telefone e endereço de casa.

“Todos [os pais] foram escutados, o B.O foi lavrado e foram dispensados. Os pais que não foram encontrados nós fomos até a residência, mas as crianças não ficaram sozinhas em momento algum.”

A denúncia foi registrada como dano ao patrimônio público e deve ser encaminhada ao Ministério Público do Estado. Por se tratar de menores de idade, quem responde são os pais ou responsáveis.

Em contato com o Campo Grande News, o prefeito Edilson Magro disse que a quadra está fechada para manutenção e que, ao visitar o bairro, notou que a tela da quadra estava danificada. "Me deparei com crianças pulando pela tela e pulando o alambrado, liguei para a gerente de esportes e ela tomou as providências".

O chefe do Executivo justificou que a gerente chamou a polícia porque, por se tratar de um possível vandalismo, ela "não sabia com o que iria lidar lá dentro".

A respeito das crianças terem sido conduzidas até a delegacia pelo ônibus fretado pelo município sem o conhecimento dos responsáveis, o prefeito pontuou que, por se tratar de um grupo grande, a polícia requisitou o veículo e a prefeitura cedeu. "Quando levaram para a delegacia, aí é procedimento da polícia. O que nós fizemos foi cuidar do patrimônio público".

A prefeitura publicou no site uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido, informando que "a Arena Esportiva, que está interditada para a troca do gramado sintético. Alguns deles pularam o alambrado. O alambrado foi encontrado danificado, com o objetivo de entrar no local".

A reportagem entrou em contato com a 1ª Delegacia de Polícia de Coxim, mas foi informada que a equipe está no intervalo. Uma mensagem, pedindo o posicionamento da polícia, foi encaminhada via mensagem. O espaço está aberto para manifestação.

Imagem do que seria a parte danificada pelas crianças (Foto: Divulgação/Prefeitura de Coxim)
Imagem do que seria a parte danificada pelas crianças (Foto: Divulgação/Prefeitura de Coxim)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias