ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Prefeitura libera cultos e missas e autoriza reabertura de shopping

Com 15 casos de covid-19, Dourados afrouxou ainda mais medidas sanitárias e permitiu funcionamento de shopping fechado há 45 dias

Helio de Freitas, de Dourados | 05/05/2020 11:56
Shopping Avenida Center está fechado desde 21 de março (Foto: Helio de Freitas)
Shopping Avenida Center está fechado desde 21 de março (Foto: Helio de Freitas)

Decreto publicado nesta terça-feira (5) libera reuniões religiões em templos e igrejas de Dourados, a 233 km de Campo Grande. Assinado pela prefeita Délia Razuk (PTB), o documento também autoriza a reabertura do único shopping center da cidade, fechado desde 21 de março por causa da pandemia do novo coronavírus.

Entretanto, para receber público, tanto igrejas quanto o shopping terão de seguir série de medidas sanitárias para impedir a propagação do vírus. Dourados tem 15 casos confirmados de covid-19 e uma morte. Caminhoneiro residente na cidade morreu no Tocantins, mas por protocolo do Ministério da Saúde o caso é contado na cidade de origem do infectado.

No decreto, a prefeita afirma que tomou as medidas com base em notas técnicas do comitê de gerenciamento de crise do coronavírus. O comércio central voltou a funcionar no dia 7 de abril e academias no dia 27.

Igrejas – Para a retomada das atividades religiosas, igreja e templos terão de instalar barreira sanitária com álcool gel para higiene das mãos de todos que entrarem no recinto, voluntários ou funcionários responsáveis pelo controle do fluxo das pessoas terão de utilizar máscara e será preciso medir a temperatura com termômetro infravermelho. Frequentador com temperatura corporal acima de 37,8ºC não pode entrar.

As reuniões também só podem ocupar 30% da capacidade de cada local, com no máximo 50 pessoas no recinto e distanciamento mínimo de dois metros entre uma pessoa e outra. Romarias a céu aberto ficam suspensas e pessoas de grupos de risco foram orientadas a não frequentarem os eventos religiosos.

Missas e cultos não poderão durar mais de 50 minutos e só podem acontecer com mínimo de duas horas de intervalo entre um evento e outro. Todo o espaço terá de ser higienizado antes e depois de cada reunião e o funcionamento deve respeitar o toque de recolher, que ocorre das 22h às 5h. As regras também valem para casamentos e batismos.

Shopping – As cem lojas do Shopping Avenida Center só poderão funcionar de segunda a sábado das 11h às 19h e aos domingos e feriados das 12h às 18h. A praça de alimentação poderá funcionar das 11h às 20h todos os dias, inclusive domingos e feriados. O cinema e o parque de jogos permanecem fechados.

O shopping terá de disponibilizar álcool gel para higienização das mãos de todas as pessoas que entrarem no local, além de escalar equipe para orientar as pessoas e medir a temperatura.

A prefeitura recomendou o uso de máscara a todos que frequentarem as dependências do shopping. Para evitar aglomerações, a ocupação deverá ser de no máximo 30% e as filas precisam respeitar a distância mínima de dois metros entre as pessoas. Funcionários de limpeza, manutenção, administração e prestadores de serviços terão de usar máscara.

Na praça de alimentação, as mesas e cadeiras devem ser redistribuídas com ocupação de 30%, espaçamento mínimo entre mesas de dois metros e uso de no máximo quatro cadeiras por mesa. Fica proibido juntar mesas. O uso do elevador fica restrito a pessoas com necessidades especiais, gestantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

O decreto determina ainda intensificação das ações de higienização de áreas críticas, como banheiros, corrimãos, cadeiras, mesas, fraldário, cadeiras de rodas, maçanetas, elevadores e escadas rolantes.

Nas lojas, o atendimento interno deve se limitar a 30% da capacidade máxima e filas deverão ter espaçamento de dois metros entre as pessoas com marcação no piso. Funcionários das lojas e prestadores de serviços terão de usar máscara. Todas as lojas, incluindo restaurantes, terão de intensificar ações de limpeza e oferecer álcool gel para os clientes higienizarem as mãos.

Nos siga no Google Notícias