Presidente visita fronteira em momento marcado por tensão do coronavírus
Mario Abdo Benítez é esperado às 10h em Pedro Juan Caballero, onde políticos e comerciantes cobram reabertura da fronteira
O presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez é esperado nesta quarta-feira (13) em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande. Na agenda faz parte a inauguração de novos leitos de UTI no hospital regional da cidade, da unidade local da agência de energia elétrica do país e do hospital do IPS (Instituto de Previdência Social).
Marito vem à cidade no momento mais tenso provocado pelo fechamento da fronteira em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O governo é criticado por comerciantes e políticos locais por causa das medidas de isolamento adotadas há dois meses.
No mês passado, o governador de Amambay Ronald Acevedo ameaçou atropelar as barreiras do Exército na linha internacional. No domingo, o irmão dele, José Carlos Acevedo, prefeito de Pedro Juan Caballero, desrespeitou o decreto nacional e cruzou a fronteira para visitar parentes em Ponta Porã. Como resultado, foi detido e levado para um quartel militar a 220 km da fronteira para cumprir a quarentena de 14 dias.
Ontem, quando um cidadão paraguaio estava acorrentado a um poste no canteiro entre as duas cidades para protestar contra o governo, o deputado nacional Robert Acevedo, também irmão do prefeito e do governador de Amambay, criticou as autoridades de saúde de seu país. Segundo ele, enquanto trabalhadores não podem entrar no Paraguai, empresários e contrabandistas cruzam a fronteira a qualquer momento.