ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Primeiro dia de piracema tem barco, petrechos e pescado ilegal apreendidos

Dono de rancho abandonou embarcação com acessórios e peixes às margens do rio Dourados

Ana Oshiro | 06/11/2021 12:53

Durante fiscalização fluvial no rio Dourados, a Polícia Militar Ambiental de Dourados, a 233 km de Campo Grande, encontrou uma embarcação ancorada à margem do rio, em um rancho pesqueiro, com petrechos de pesca e pescado ilegais. A apreensão aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (5) e foi divulgada no fim da manhã deste sábado (6).

Ao vistoriar a embarcação, os policiais verificaram que alguém havia utilizado o barco para praticar pesca no período proibido de piracema, que começou nesta sexta. Na embarcação havia uma vara com carretilha, com anzol e uma minhoca de isca. Além disso, havia em um balde com água, cinco exemplares de peixes da espécie tuvira que seriam utilizados como isca viva.

Peixe de apenas 7 centímetros foi apreendido em barco (Foto: Divulgação/PMA)
Peixe de apenas 7 centímetros foi apreendido em barco (Foto: Divulgação/PMA)

Ainda na vistoria, foi encontrado um exemplar de peixe da espécie curimbatá, medindo apenas 7 centímetros, tamanho inferior ao permitido por lei, o que se caracteriza também como crime. O tamanho mínimo de captura para a espécie é de 38 centímetros.

Também havia uma bateria veicular, utilizada para ligar faróis em pescaria noturna, dois remos e um puçá de pesca. Além disso, na margem do rio havia uma carreta reboque, utilizada para o transporte do barco para a pescaria ilegal. Todo o material foi apreendido.

O funcionário do rancho, que acompanhou a vistoria, informou que o barco teria sido utilizado pelo seu patrão, para o qual telefonou naquele momento, porém, não foi atendido. A equipe suspeita que o homem foi avisado da fiscalização e fugiu para a cidade sem ter tempo de se desfazer dos materiais da pescaria que praticava, ou mesmo retirar a embarcação do rio.

O infrator, residente em Dourados, será localizado e responderá por crime ambiental de pesca predatória, ao capturar peixe fora da medida permitida e por pescar em período proibido. A pena prevista é de um a três anos de detenção. Ele também será autuado administrativamente e multado. A multa prevista pela norma é de R$ 700,00 a R$ 100.000,00.

Barco e petrechos de pesca foram apreendidos pela polícia (Foto: Divulgação/PMA)
Barco e petrechos de pesca foram apreendidos pela polícia (Foto: Divulgação/PMA)


Nos siga no Google Notícias