Redemoinho de poeira vai alto e é filmado em Chapadão do Sul
Fenômeno acontece devido à diferença das temperaturas entre dois pontos - um mais quente, outro mais frio
Redemoinho de poeira foi filmado a longa distância no município de Chapadão do Sul, cerca de 331 quilômetros de Campo Grande. O registro foi feito na manhã desta terça-feira (3), e divulgado pelo site Chapadense News.
O vídeo que mostra o fenômeno surpreende pelo tamanho e intensidade. Conforme o portal, o redemoinho se formou nas imediações do Fórum Municipal e da Pista de Atletismo da cidade.
O fenômeno acontece devido à diferença das temperaturas entre dois pontos - um mais quente, outro mais frio, explica o meteorologista Natálio Abrão.
A diferença na temperatura faz com que a pressão caia rapidamente "formando ventos, que viram no sentido horário no hemisfério sul, e sendo mais quente, sobe verticalmente", afirmou.
O município registrou 33,4 °C, com sensação térmica de 38,5 °C, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A umidade do ar em Chapadão do Sul esteve em 11% às 11h, considerado de grande risco à saúde.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.