Barulho, "grau" e lixo na rua: moradores se revoltam contra evento de ciclismo
Organização alega ter autorização, mas prefeitura diz não ter recebido pedido de autorização para o evento
Moradores da Rua Acelina Baís Martins, no Bairro Nova Lima, em Campo Grande, se revoltaram com evento de ciclismo na tarde deste domingo (13). Principais reclamações da vizinhança são por conta de barulho, lixo na rua, adolescentes empinando bicicleta e acelerando motonetas. Os organizadores alegam que têm autorização da prefeitura para o evento esportivo, que é acompanhado pela Polícia Militar e uma ambulância.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Moradores da Rua Acelina Baís Martins, em Campo Grande, se revoltaram com um evento de ciclismo autorizado pela prefeitura. As principais reclamações incluem barulho, lixo na rua, e adolescentes empinando bicicletas e acelerando motonetas. A Polícia Militar e uma ambulância acompanham o evento. Moradores alegam perturbação do sossego, risco para crianças e idosos, e questionam a autorização da prefeitura para o evento em uma rua residencial. Há intenção de denunciar o evento à prefeitura e ao Ministério Público.
Em nota, enviada ao Campo Grande News, a administração municipal informou que a Semades (Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável) "não recebeu nenhum pedido para autorização".
"É perturbação ao sossego. Está fora de horário e crianças podem se machucar, podem ser atropeladas. Somos contra esse tipo de evento, eles dizem que estão fazendo esporte, mas não é", explica a empresária Hozana Cristina, de 44 anos.
Vídeo enviado ao Campo Grande News mostra adolescentes descendo a rua de bicicleta em apenas uma roda. Eles dizem que a moradora não pode seguir em direção aos ciclistas e insistem que o evento é legalizado e acompanhado pela polícia. As imagens foram borradas para preservar a identidade das pessoas menores de 18 anos retratadas nas imagens.
Outra moradora, que preferiu não se identificar por medo de retaliações, questiona porque a prefeitura autoriza esse tipo de evento. "Está tendo uma muvuca aqui. Diz que é um evento publico, mas aqui não é uma praça, é uma rua, tem moradores aqui. Como a Prefeitura dá autorização? Tem idoso com 88 anos que moram aqui, tem pessoas com Alzheimer", lamenta.
Ela pretende ir até a prefeitura e ao Ministério Público para denunciar o evento e espera que possíveis irregularidades sejam apuradas pelas autoridades. Outro morador, que prefere não se identificar, também reclama da situação. "Está uma barulheira, empinando moto, minha avó de 90 anos mora aqui. Lamentável a prefeitura apoiar esse tipo de coisa".
A empresária Hozana Cristina esclarece que a vizinhança é favorável a eventos esportivos, desde que sejam ordeiros e em local adequado. "Falo em nome dos vizinhos, moro nessa casa há 40 anos. Não somos contra as pessoas terem lazer, muito pelo contrario, mas existe local para isso. Toda a vizinhança está achando isso um absurdo ", explica.
Ao Campo Grande News, a Prefeitura de Campo Grande informou que a Semades "não recebeu nenhum pedido para autorização do mesmo. Quanto ao descarte irregular de resíduos sólidos, a Planurb reforça que as denúncias devem ser formalizadas através dos canais oficiais, plataforma "Fala Campo Grande" e telefone 156".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.