Segurança nega falta de viaturas, mas escala cúpula para resolver crise
Encontro está marcado para quarta-feira para tratar sobre a capacitação dos agentes penitenciários e necessidades de equipamentos
A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) afirma que não está faltando policiamento em Dourados, a 233 km de Campo Grande, depois da Justiça determinar que a Polícia Militar reassuma a segurança externa da PED (Penitenciária Estadual de Dourados).
O Campo Grande News apurou que faltou equipe no final de semana e nesta terça-feira tem apenas uma viatura rodando pela cidade.
Não procede que faltem viaturas ou que por conta do serviço de vigilância nas torres da PED, o policiamento preventivo e ostensivo seja insuficiente ou ausente nas ruas do município de Dourados. Ao contrário, por conta do aumento do fluxo natural aos finais de ano, bem como em função do toque de recolher imposto pelo governo do Estado, o secretário da Justiça e Segurança Pública determinou aumento do policiamento nas ruas, o que já vem acontecendo desde o final de novembro”, diz a secretaria, em nota.
Conforme a pasta, houve uma reunião na Capital na segunda-feira entre o secretário Antônio Carlos Videira, o comandante-geral da PM, coronel Marcos Paulo Gimenez, o superintendente de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias da Sejusp, Osnei Duarte, e o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Aud de Oliveira Chaves.
Um novo encontro está marcado para quarta-feira para tratar sobre a capacitação dos agentes penitenciários e as necessidades de equipamentos e materiais que para, “nos moldes de Campo Grande”, a Agepen assuma os serviços de guarda e escolta no interior.
“A Polícia Militar está disponibilizando servidores para formar e capacitar os agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul para que possam num futuro próximo assumir as atribuições da Polícia Penal. A Sejusp reafirma o compromisso de garantir segurança pública de qualidade para todos e garante que não há prejuízos para o policiamento na cidade de Dourados, onde os serviços da PM estão sendo realizados normalmente e sem qualquer intercorrência”, completa a Sejusp.