ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Semana inicia com limpeza após chuva destelhar casas e derrubar árvores

Ao todo, 10 casas ficaram destelhadas e alguns pontos da cidade permanecem sem energia

Por Geniffer Valeriano | 22/01/2024 09:27
Equipes de limpeza realizam a retirada de galhos (Foto: Divulgação)
Equipes de limpeza realizam a retirada de galhos (Foto: Divulgação)

Após temporal que destelhou casas, derrubou árvores e deixou ruas cobertas de lixo, semana começa com limpeza em Mundo Novo, cidade que fica a 463 km de Campo Grande. Os bairros mais atingidos foram Tapajós, Itaipu e Berneck.

A forte tempestade atingiu o município neste sábado (20), o secretário de Comunicação Social, Jandaia Caetano, informou ao Campo Grande News que desde sábado à noite e no domingo foram feitas as desobstruções de ruas. Nesta manhã, apenas uma rua permanecia obstruída devido a um cabo energizado que estava caído na via.

Conforme informado, seis equipes, sendo quatro da Secretaria do Meio Ambiente e duas da Secretaria da Agricultura, estão trabalhando para a limpeza da cidade. Nas principais avenidas da cidade os trabalhos se encerram ainda hoje. Nos bairros, a limpeza prossegue nesta terça-feira.

Ainda foi informado que durante o mapeamento dos estragos, a Defesa Civil encontrou cerca de 10 casas destelhadas. O órgão realizou a entrega de lonas a essas famílias. Também foi dito que apesar de muitos pontos da cidade terem a energia restabelecida, ainda está com vários pontos sem energia. Equipes da Energisa continuam trabalhando.

Conforme a concessionária, nesta manhã haviam oito bairros que ainda estavam parcialmente sem energia. Sendo eles: Centro, Itaipu, Coopagril, Bairro Universitário, São Jorge, Fleck, Berneck e Tapajós.

Em nota anterior, a Energisa informou que a equipe de trabalho havia triplicado na cidade. Os ventos fortes levaram galhos e derrubaram árvores e postes sobre a rede elétrica. “A empresa acionou seu plano de contingência com o compromisso de atuar com segurança e de acordo com as normas técnicas, a fim de normalizar, o quanto antes, o fornecimento de energia para os clientes”, informou a nota.

A concessionária orienta que em situações de temporais, as pessoas não se aproximem de fios rompidos e fiações elétricas.

De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o município registrou 11,8 mm de chuva, no período de sábado para domingo. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), todos os 79 municípios do Estado seguem sob alerta de chuvas intensas ao menos até o fim da manhã desta segunda-feira.

(*) Matéria alterada às 11h15 para acréscimo de informação

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias