Sindicato denuncia falta de auxiliares em escolas infantis ao MP
O Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) denunciou ao Ministério Público Estadual a ausência de auxiliares de apoio nos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) de Dourados, cidade a 233 quilômetros de Campo Grande.
O documento foi encaminhado nesta quinta-feira (06) para a 9ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude e para a 17ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos, Idoso, Pessoas com Deficiência da Infância e da Juventude. O sindicato disse tem recebido informações sobre ausência de contratações de estagiárias por parte da Prefeitura de Dourados, para atuarem como grupo de apoio nos Ceims.
“A falta de pessoal para atendimento nas unidades de educação infantil coloca em risco as crianças, podendo gerar paralisações das atividades já neste início de ano letivo”, diz o sindicato em nota.
Segundo o sindicato, devido à falta de estagiárias, o Núcleo de Educação Infantil da Semed (Secretaria Municipal de Educação) do município enviou mensagem, via aplicativo WhatsApp, para os Ceims, transferindo a responsabilidade aos Conselhos dos Centro para que, diante do problema, cada Conselho tomasse as providências que acharem mais adequadas em cada Ceim.
“O Simted critica a Semed por transferir aos educadores, por meio dos Conselhos de Centro, a responsabilidade quanto ao atendimento de qualidade às crianças da educação infantil. Tal atividade poderá deixar crianças e educadores em situações precárias e de vulnerabilidade, afirma o sindicato”, conclui a nota.