Temporal derrubou 47 árvores e remoção só termina nesta terça-feira
Pontos isolados do Centro e dos bairros continuam sem energia elétrica
O temporal da tarde de ontem (8) derrubou 47 árvores no Centro e bairros de Dourados, a 233 km de Campo Grande. O levantamento foi concluído nesta segunda pelo Corpo de Bombeiros. As regiões mais afetadas foram oeste, leste e norte.
Ao Campo Grande News, o comandante do Corpo de Bombeiros em Dourados, tenente-coronel Humberto José Sepa de Matos Filho, disse que a corporação montou equipe extra para remover as árvores caídas.
Segundo ele, as equipes trabalharam até 2h da madrugada de hoje para cortar troncos e galhos que interditavam avenidas centrais. O comandante acredita que o trabalho termine nesta terça-feira (10), se não caírem outras árvores.
Hoje, Dourados teve quase 15 milímetros de chuva, mas não teve vento forte como ocorreu ontem e não há registro de novos estragos.
No centro comercial, várias empresas ainda estão sem energia elétrica. Algumas lojas da Avenida Marcelino Pires não abriram as portas hoje. A falta de energia também ocorre em pontos isolados de vários bairros.
Equipes da concessionária Energisa trabalham desde ontem para restabelecer o fornecimento. Conforme a assessoria da empresa, pelo menos 70% das ocorrências em Dourados já foram resolvidas e não existem bairros com falta de energia em sua totalidade.
Apesar de o temporal ter ocorrido há quase 30 horas, o cenário de destruição continua em boa parte da área afetada.
Sem prestador de serviço de limpeza desde setembro, a prefeitura não tem equipes suficientes para recolher galhos e demais materiais arrastados pelo vento. A imagem de abandono fica ainda mais explícita com canteiros centrais tomados pelo mato.
Sem esperança de ver a demanda atendida pela prefeitura e temendo nova chuva forte, a administração do condomínio fechado Ecoville, na região norte da cidade, colocou equipes próprias para limpar as “bocas de lobo” na Rua Albino Torraca, um dos acessos ao local.