Tromba d’água alaga casas e peixes nadam no meio da soja em Itaporã
Segundo a prefeitura, foram 150 milímetros em meia hora; equipes fazem levantamento dos estragos
Tromba d’água atingiu o município de Itaporã no final da tarde desta segunda-feira (27). Segundo a prefeitura, foram pelo menos 150 milímetros de precipitação em meia hora.
Casas nos bairros da cidade localizada a 234 km de Campo Grande foram invadidas pela enxurrada e ruas do perímetro urbano ficaram alagadas. Estradas da zona rural e lavouras também foram inundadas.
Vídeos gravados pelos moradores mostram vários trechos alagados, móveis no meio da água e até peixes nadando em lavoura de soja na região entre a cidade e o distrito de Montese (veja as imagens acima). Moradores acreditam que os peixes saíram após lagos de um pesqueiro transbordarem.
De acordo com a prefeitura, o sistema de escoamento de águas pluviais da cidade tem capacidade para absorver chuva de 40 a 50mm. Como a chuva de ontem foi três vezes maior que essa capacidade, a vazão não comportou. Vídeo mostra a água jorrando quase meio metro para cima de um bueiro no meio da rua.
Na cidade, várias casas foram alagadas, mas a prefeitura ainda não tem resultado do levantamento que está sendo feito para identificar quantas famílias foram atingidas.
Na zona rural, os maiores estragos foram nas estradas, que tiveram o cascalhamento levado pela enxurrada, e nas áreas de produção de pequenos agricultores. Segundo a assessoria da prefeitura, equipes de todas as secretarias estão nas ruas, levantando os estragos do temporal.