Após sobrevoar áreas atingidas pela chuva, Riedel recebe prefeitos e define atos
Agenda ocorreu na manhça desta domingo junto também com secretários
Após sobrevoar as áreas mais afetadas pelas intensas chuvas dos últimos dias na região sudoeste de Mato Grosso do Sul na manhã deste domingo, o governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), tomou algumas medidas imediatas para tentar sanar prejuízos e acolher os mais atingidos.
Acompanhado pelos secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente, Hélio Peluffo e Jaime Verruck, respectivamente, além do chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha, o tucano determinou que a Sead (Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos) forneça aos moradores da Baixada Corintiana, em Bela Vista, colchões, roupas e alimentos.
Também que, assim que as chuvas derem mínima trégua, os maquinários dos municípios em conjunto com os ofertados pelo Estado comecem os trabalhos de recuperação e em até três semanas as estradas afetadas voltem a receber o fluxo de veículos.
Após pousar em Bonito, Riedel se reuniu com oito prefeitos de cidades do entorno. Estiveram presentes os chefes dos Executivos de Bonito, Josmail Rodrigues (PSB), de Bodoquena, Kazu Horii (PSDB), de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini (PSDB), de Jardim, Clediane Matzenbacher (União Brasil), de Nioaque, Valdir Junior (PSDB) e de Miranda, Fábio Florença (PSDB).
"Pedimos para todos os municípios que se organizem e nos passem esses relatórios detalhados, específicos, para darmos essa resposta à população. Temos que nos antecipar para atender quem precisar de nós nesse momento", cobrou Riedel.
Além das questões relacionadas ao atendimento emergencial à região, os prefeitos dali discutiram brevemente com o governador e os secretários presentes situações envolvendo a fortalecimento da infraestrutura local e até a Rota Bioceânica.
"Temos hoje R$ 3,5 bilhões investidos em obras que estão em andamento pelo Estado. Certamente teremos oportunidade até o meio do ano para sentar novamente e com calma orientar todos esses investimentos", comentou o governador.
Estragos - Em Bonito, no trecho da MS-382, próximo aos Três Morros, sentido Pantanal, maquinários nivelaram a estrada, eliminando buracos e permitindo a livre passagem de veículos.
Cidade turística, Bonito registrou 115 milímetros de chuvas na última sexta-feira (24) e a prefeitura ainda avalia os estragos. Durante o temporal, turistas ficaram ilhados no Abismo Anhumas. Uma ponte que faz conexão da caverna ficou submersa pela água da chuva e, diante do risco de fazer a travessia, os bombeiros foram acionados.
Neste sábado (25), a secretária de Turismo, Ana Cristina Trevelin, disse ao Campo Grande News que o volume de chuvas impactou bastante a drenagem urbana, asfaltamento na cidade e estradas vicinais.