UFGD vai monitorar surtos da covid-19 na cidade epicentro da doença em MS
Dourados contabiliza 17 mortes em decorrência do novo coronavírus e 2.247 casos positivos
A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) vai monitorar os surtos da covid-19 na cidade, hoje considerada epicentro da doença em Mato Grosso do Sul com 2.247 casos confirmados. O trabalho começou nesta quinta-feira (25) com coleta feita em todos os servidores do Detran.
Em parceria com o Núcleo Suplementar da Vigilância Epidemiológica do município de Dourados, a ideia é coletar material para testes em vários locais da cidade. Em seguida, será realizado levantamento, organização e notificação dos casos. Todas as amostras serão analisadas por profissionais de saúde da JBS, com suporte técnico da infectologista do Hospital Universitário, Andyane Tetila.
A prioridade da ação serão funcionários de hospitais públicos e privados. O material será enviado ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), em Campo Grande, para realização do exame e eventual detecção da doença. A meta é contribuir com ações de vigilância em saúde isolando pacientes positivados o mais rápido possível.
Com população de 220 mil habitantes, Dourados tem mais que o dobro do número de mortes que a Capital, com quatro vezes o número de moradores. Com mais uma morte confirmada nesta quinta-feira (25), a cidade conta 17 mortes em decorrência do novo coronavírus e 2.247 casos positivos.