Vento de quase 60 km/h derruba árvores e deixa população em alerta
Guia Clima, da Embrapa, registrou vento de 57 km/hora considerado “fortíssimo”
Cinco dias após o temporal que destelhou casas e chegou a derrubar moradias inteiras, Dourados (a 251 km de Campo Grande) voltou a registrar vento forte nesta segunda-feira (4).
Conforme o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, no início da tarde foi registrado vento de 57 quilômetros por hora, considerado “fortíssimo”. A Escala de Beaufort classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde calmo (velocidade inferior a 2 km/h) até tornado (velocidade superior a 100 km/h).
Também choveu nesta tarde na cidade. A estação na sede da Embrapa, na BR-163, registrou 3,2 milímetros. Já a estação instalada no campus da UFGD (região leste do município) marcou 7,8 milímetros.
De acordo com a Defesa Civil do município, houve registro de queda de duas árvores na cidade, uma ao lado da Escola Frei Eucário no Jardim dos Estados e outra no Jardim Pelicano.
Hoje, chegou remessa de telhas compradas com recursos da Defesa Civil do Governo do Estado. São 1.200 telhas de fibrocimento ondulada de 6mm, tamanho 3,00 x 1,06 e 6.000 parafusos que vão atender 180 famílias. O material, que já começou a ser distribuído pela prefeitura, custou R$ 124.620,00.
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, ao menos 220 imóveis precisam de telhas nos bairros mais afetados pelo temporal.
Ontem, na Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros, no Residencial Dioclécio Artuzi, moradores receberam roupas, calçados e cestas de alimentos. Conforme a prefeitura, os atendimentos na escola continuam até quarta-feira (6), das 7h30 às 17h.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.