Ventos de até 90 km por hora arrancam telhado e derrubam árvores em Itaporã
Moradores gravaram vídeos que mostram a força do vento na tarde desta quarta-feira
A chuva rápida registrada em Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (8), veio acompanhada de ventos fortes que anunciaram a queda de temperatura no Estado. Em Itaporã – cidade a 227 quilômetros de Campo Grande –, a ventania chegou a 90 km/h, derrubou árvores e arrancou telhados de residências pela cidade.
Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp, às 16 horas, o vento marcou a maior velocidade do dia, 90 km/h. Foi neste período que os moradores registraram vídeos que mostram a destruição causa pela ventania.
Em imagens enviadas ao site Itaporã News, é possível ver um telhado de zinco ser arrancado no Bairro Jardim Santa Terra. Com a força do vento, a estrutura foi parar no terreno vizinho a casa. Outro vídeo mostra árvores caídas na Rua Dez de Dezembro. Por pouco, os galhos não atingiram um carro estacionado na via.
Não chovia na cidade desde o dia 27 de agosto, quando foi registrado acúmulo de 12 milímetro. Estragos por conta do vendaval também foram registrados em Campo Grande, Terenos, Ribas do Rio Pardo, Bonito, Aquidauana, Bataguassu e Maracaju.
Conforme Natálio Abrahão, a ventania foi o anúncio da aproximação de frente fria, que chegou ao Estado no fim da tarde de ontem, vinda do Sul do país. “São chamados ventos pré-frontais”, destaca Abrahão. O município amanheceu com 18°C e de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima não passa de 24°C ao longo do dia.
Nesta manhã, o céu nublado predomina no centro-sul do Estado, com previsão de mais chuva ao decorrer do dia. Nas demais regiões, o tempo fica parcialmente nublado, com sol durante a tarde. Os termômetros voltam a subir no sábado (11), em todo Mato Grosso do Sul.