Seca e calor dão trégua com chegada da chuva em cidade do interior
Temperaturas estão em declínio e expectativa é que situação também se repita na Capital
Poucas vezes passamos por períodos onde a chegada de chuvas foi tão aguardada como agora, devido ao calor e seca extrema que atinge o Mato Grosso do Sul nesse fim de agosto. E enquanto a água que cai do céu em Campo Grande ainda é pouca e restrita a poucos bairros, no interior a situação é diferente.
Em Bonito, por exemplo, a chuva que cai nesse início de noite traz alívio aos moradores da cidade, com umidade relativa do ar na casa dos 76% e os termômetros marcando 17°C. Ao todo, 13 raios foram registrados na última hora, conforme os dados disponibilizados no site de meteorologia Climatempo.
Já em Dourados, nesta sexta-feira (27), foi registrada a primeira chuva expressiva em quase 80 dias, conforme os dados do Guia Clima da Embrapa. Lá, a previsão era de 20 mm de chuva para hoje, mas a precipitação já acumula 33,5 mm. A temperatura na cidade agora é de 16°C, com umidade em 82%.
Nas demais cidades mais ao norte, como é o caso de Três Lagoas, Corumbá e Coxim, por ora, sequer há registro de garoa como houve em Campo Grande - moradores do Tarumã e Coophavilla II, além do Mário Covas, localizados no extremo sul da cidade, registraram uma chuva rápida na região nesse começo de noite.
Contudo, a ventania foi generalizada e apenas em Coxim, dentre as cidades citadas, é que a temperatura passou da casa dos 30°C - em Corumbá, por exemplo, a máxima foi de 28°C, enquanto que na Capital a máxima foi de 27°C, segundo os dados divulgados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em seu site.
Temporal vem aí - Assim como o ocorreu ontem (26), o Inmet mais uma vez emitiu alerta de tempestade para cidades sul-mato-grossenses, nesta sexta. Ao todo, 55 municípios estão compreendidos pelo aviso, entre eles, Campo Grande, onde não chove desde o dia 28 de julho, quando o instituto registrou apenas 0,2 mm.
O alerta tem validade até às 10h deste sábado (27) e prevê acumulado de até 50 mm de chuva por dia e ventos de até 60 km/h. Há ainda possibilidade de queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos ocorrerem nas cidades.
Os locais indicados são: Amambaí, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado e Fátima do Sul.
Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque e Nova Alvorada do Sul também consta na lista.
O alerta é fechado ainda pelas cidade de Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.