Ventos destelharam cerca de 50 casas em um único bairro de Ribas, diz Secretaria
Equipes da prefeitura estão auxiliando famílias afetadas pelo temporal; ventos passaram de 130 km/h
Pelo menos 50 residências do bairro Santo André, em Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros da Capital, ficaram destelhadas parcial ou totalmente após a tempestade que atingiu a cidade, na tarde desta quinta-feira (17). A estimativa é do secretário de Obras, Nilson Pereira de Góis, que acredita que o número de casas danificadas pela cidade seja ainda maior, 80.
“Caos na cidade inteira”, classifica. “O temporal foi bastante forte e muitas casas foram destelhadas. A rede de iluminação também foi danificada por conta de quedas de árvores, portões caíram, coberturas e nossa rodoviária também foi danificada”, revelou Góis.
Conforme o meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp, a força dos ventos na cidade chegou a 131 km/h, marca recorde no Estado, em 2019. A tempestade também provocou uma grande queda na temperatura. Em apenas 19 minutos, os termômetros passaram de 38°C para 21°C.
Além das árvores que caíram por diversos pontos da cidade e das casas destelhadas, prédios públicos foram danificados. Vidros se quebraram no prédio da nova rodoviária, ainda não inaugurado, e onde funciona a Feira do Produtor. A Delegacia de Polícia Civil também teve parte do teto danificado.
Com os estragos, a prefeitura foi às ruas para contabilizar os prejuízos. “Estamos com ações por toda a cidade e nossa atenção está voltada para as casas destelhadas. Estamos contabilizando os estragos, mas foi considerável”, revelou Nilson.
Segundo ele, nesta sexta-feira (18), logo cedo, equipes vão continuar nos trabalhos de recuperação dos estragos, com objetivo de desobstruir ruas bloqueadas por árvores, além de outros estragos.
Em nota, a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em Ribas, afirmou que o temporal provocou quedas de galhos e árvores sobre a fiação de diversos bairros, deixando moradores sem energia por pelo menos meia-hora. Ainda segundo a empresa, mais de 70% das ocorrências foram atendidas até às 16h09. O fornecimento também foi afetado na área rural da cidade.