Mazina não explica porque não sanou irregularidades no Hospital do Câncer
O ex-secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina, não explicou porque não conseguiu sanar as principais irregularidades no Hospital do Câncer. No depoimento à CPI da Saúde da Assembleia, ele chegou a discutir com o presidente, deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que não se convenceu das explicações.
Mazina chegou a dizer que resolveu os problemas apontados em auditorias do Ministério da Saúde e dos Denasus (Departamento Nacional do Sistema Único de Saúde). No entanto, Cruz frisou que irregularidades mais graves, como pagamento de tratamento para pacientes mortos, desvio de recursos e pagamento de super salários.
O petista disse que o ex-secretário era o gestor do SUS, sabia das falhas e não as resolveu. “A Secretaria de Saúde não foi capaz de resolver os problemas mais graves. O ex-secretário retrucou, dizendo que solucionou a maior parte, como a capacitação de médicos, implantação de CTI (Centro de Terapia Intensiva).
Para o presidente da CPI, o ex-secretário está sendo bastante contraditório nas declarações. Ele está sendo confrontado também com outros depoimentos já prestados à CPI e não tem conseguido esclarecer as dúvidas dos deputados estaduais.
Cruz considera o depoimento de Mazina como o mais importante até o momento para esclarecer os problemas na saúde pública da Capital. “Ele está parecendo um mero repassador de recursos do SUS e não um gestor, administrador”, acusou o petista. O depoimento começou às 14h30 e continua no Plenarinho da Assembleia.