'Operação Satélite', da PF, detecta equipamento em MS
Um homem suspeito de usar satélites militares americanos para comunicação clandestina em vários pontos do país, entre eles Mato Grosso do Sul, foi preso hoje em flagrante, no município de Unaí (MG).
A prisão aconteceu em decorrência da 'Operação Satélite', deflagrada pela PF (Polícia Militar) para combater o uso dos equipamentos em seis Estados.
Segundo a PF, foram apreendidos diversos transmissores, rádios, antenas e acessórios utilizados para a comunicação clandestina. Também foram identificados os usuários e fabricantes dos sistemas. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) participou da operação, que ratificou as coordenadas geográficas dos pontos indicados pelo Departamento de Defesa Americana, controlador dos satélites.
Segundo a Folha On Line, o sistema utilizado é resultado da fabricação caseira de transceptores e antenas que trabalham na frequência e direção dos satélites.
Ao todo foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Florianópolis (SC), em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.