Para prevenir casos de cisticercose, MS terá programa de prevenção e controle
Programa foi criado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul para prevenir a doença em bovinos e suínos
Para prevenir a doença cisticercose em bovinos e suínos, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) criou o Programa Estadual de Prevenção e Controle do Complexo teníase – cisticercose e outros achados de inspeção relacionados à saúde pública no Estado. O Programa foi publicado em Diário Oficial desta quinta-feira (19).
O Programa também tem o objetivo de mapear as áreas de maior risco no Estado, estabelecer a prevalência das diferentes regiões do Estado e planejar os trabalhos e priorizar ações de educação sanitária nas áreas de risco. Além disso, também irá promover parcerias com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, Educação e Meio Ambiente.
As informações, explica a portaria, devem ser repassadas aos Serviços de Inspeção Sanitária nas esferas Federal, Estadual e Municipal. O objetivo é reduzir ao máximo o intervalo de tempo entre os achados da indústria frigorifica e as ações de controle a campo, além de reduzir perdas econômicas oriundas de condenação no abate e fortalecer o consumo de carne inspecionada.
Conforme a Iagro, as secretarias de Saúde do Estado e dos Municípios serão notificadas das ocorrências das doenças em propriedades rurais, através do Comunicado de Ocorrência de Zoonose com reflexo na saúde pública.
O programa também irá confeccionar e distribuir material educativo, realizar campanhas, palestras e oficinas pedagógicas nas escolas de ensino fundamental. A coordenação e execução do Programa será realizado pela Iagro. A Agência, por sua vez, deve articular as ações com outras instituições, públicas ou privadas.