Não seja uma pessoa primeiriane
Todo mundo conhece algum primeiriane. E se você não conhece, talvez essa pessoa seja você.
Você pode até nunca ter ouvido este termo, mas com certeza você conhece alguma pessoa primeiriane e até pode ser essa pessoa, mesmo que sem intenção. Primeiriane é como eu chamo aquela pessoa que sempre quer chamar a atenção para si e gosta de se gabar. Se você conta que viajou para Curitiba, ela conta em seguida que já conhece Curitiba há muito tempo e já até enjoou de tanto que foi. Se você conta que foi a um restaurante de massas, ela logo se pronuncia: “nossa, eu fui semana passada no melhor restaurante de massas da cidade”. Passou no vestibular? Claro que ela também já passou em outras provas muito mais difíceis. E isso vale para tudo.
Dia desses ouvi a história de um conhecido contando que no dia da festa de aniversário de 40 anos dele, festa na qual ele investiu dinheiro e estava com uma expectativa enorme, um convidado resolveu aproveitar o momento, a festança, para pedir a namorada em casamento. Ou seja, o dono da festa gastou uma grana para bancar pedido de casamento dos outros. Isso não se faz. Se o momento é do outro, não tente chamar atenção para si. Isso é péssimo para a sua imagem, e tenha certeza que todo mundo acha o primeiriane inconveniente.
Já ouvi várias histórias também de pessoas que resolvem fazer pedidos de casamento no casamento do outro, ou anunciar gravidez no chá revelação do outro. Não é de bom tom tentar roubar as atenções para si.
Então aqui vai algumas dicas de ouro para não empanar o brilho alheio:
-Se alguém está contando algo especial que fez, escute com atenção e comemore junto. Não é o momento de se gabar porque fez ou vai fazer algo melhor.
-O dono da festa é o dono do brilho. Não utilize o momento do outro para benefício próprio. Tem alguma grande novidade para anunciar? Escolha a ocasião adequada. Nada de tentar roubar a atenção para si. Respeite o momento de quem está fazendo a festa de ser centro das atenções.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.