ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Boa Imagem

Você exige que seus convidados retirem o sapato?

Tirar os sapatos antes de entrar em casa se tornou comum, mas exigir dos convidados pode ser constrangedor

Por Larissa Almeida (*) | 07/11/2023 12:02

Tomou conta das redes sociais, nos últimos dias, a discussão sobre um novo hábito - no Brasil – e que se tornou comum após a pandemia: retirar os sapatos antes de entrar em casa. No meu caso, este é um hábito que vem de antes de pandemia. No entanto, com a proximidade do final de ano e os eventos de confraternização, fica o questionamento: é educado pedir aos convidados que retirem os sapatos antes de entrar na sua casa?

O fato é que, na sua casa, quem dita as regras é você. Mas quando falamos sobre etiqueta, estamos lidando com regras e normas que estabelecem o comportamento socialmente aceito em diferentes ocasiões, baseando-se no trato de formalidades em momentos cerimoniais ou na convivência comum. E ninguém quer que seus convidados se sintam constrangidos ou incomodados, não é mesmo? Isso pode acabar com o clima de uma festa.

Quando se trata de visitas casuais, muito íntimas, do dia a dia, e se você fizer questão que a pessoa tire os sapatos (por ter criança pequena etc.) pode ser uma boa deixar um banquinho para a pessoa se sentar e chinelos junto à porta, para que o visitante retire os sapatos e use o chinelo enquanto estiver na sua casa. Os famosos propés, usados em consultórios médicos, também são uma boa opção. Você pode comprar uma caixa grande e deixar perto da porta de entrada para que as visitas utilizem.

No entanto, jamais peça para a pessoa ficar descalça, porque tem muita gente que não gosta e pode criar um constrangimento desnecessário. Se a pessoa quiser tirar por conta própria, aí ok. Mas sempre dê a opção de ela calçar um chinelo.

Já em eventos maiores, como festas de aniversário, almoços ou jantares com amigos e outras ocasiões que você comemore em casa, não é elegante pedir que os convidados, que se arrumaram, combinaram a roupa com seus respectivos calçados, fiquem descasos ou de chinelos durante a festa. Melhor mesmo é limpar toda a área assim que acabar o evento.

É fundamental que as pessoas que te visitam se sintam à vontade e felizes enquanto estiverem sendo recepcionadas por você. Afinal de contas, é para isso que nos reunimos com outras pessoas: para compartilhar momentos felizes.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias