A carne de "mentira" estreia com explosão em Wall Street
A carne de "mentira" quer competir com a carne de vaca. Wall Street acaba de provar - no dia dois de maio - que essa carne, à base de proteínas vegetais, produzida pela empresa Beyond Meat, é altamente competitiva. Essa companhia tem entre seus principais investidores o ator Leonardo Di Caprio e o guru tecnológico Bill Gates.
Na estreia subiu 85%.
Um fenômeno poucas vezes alcançado, a estreia da Beyond Meat na bolsa, segundo a Nasdaq, foi da ordem de 85%. A expectativa era alta e aconteceu muito acima do esperado, cada título subiu nada menos de US$ 46. O objetivo da companhia é o de replicar o fenômeno do leite de "mentira", a estratégia que transformou a indústria do leite e encheu as estantes dos mercados de coisas que parecem leite, mas não são, como as bebidas de soja ou de amêndoas.
Já arrecadou US$ 241 milhões.
A companhia, localizado em El Segundo, na Califórnia, conseguiu arrecadar em um dia a cifra de US$ 241 milhões. Os US$ 46 que chegou foi muito além do teto aguardado pelos especialistas de Wall Street, que apostavam em cada título chegando a US$ 23 ou, no máximo, a US$ 25. Em alguns momentos chegou a US$ 60.
O dinheiro arrecadado será investido na carne de "mentira" igual a de galinha e de porco.
Se a gigantesca indústria da carne de vaca sentiu o impacto de Wall Street, a indústria da carne de galinha e de porco passa a entrar na fila da preocupação. Todos os US$241 milhões serão investidos na expansão da capacidade de fabricação, com a abertura de novos centros de produção, e também ao desenvolvimento de novos produtos que emulem as carnes de galinha e de porco.
Os embaixadores da carne de mentira.
Beyond Meat está produzindo carne para hambúrgueres, salsichas e carne moída para bolonhesas e almondegas. Para promover seus produtos conta com um grupo dos principais esportistas norte americanos, que chama de embaixadores, que participam de vídeos para convencer das vantagens de comer carne de mentira. Nas imagens das receitas que publicam, seus hambúrgueres brilham e soltam sucos como se fossem um pedaço de carne de vaca recém saído de uma churrasqueira.
A "engenharia" da carne de mentira.
A carne de mentira é uma invenção da engenharia, seu criador, Ethan Brown, mescla produtos vegetais como ervilhas, batatas, leveduras e distintos óleos como de girassol e de coco. Esses produtos são submetidos a mudanças de temperatura, pressão e outros processos até que obtenham textura, sabor e odor de carne de vaca. Mas o grande marketing da carne de mentira não é feito por pessoas e sim por uma ideia. Além de promover o ambientalismo - o gado é um dos principais emissores de gases poluentes - também está bem colocada no cérebro e no mercado a noção dos maus tratos das vacas. E ainda vão adiante. Lembram que a Organização Mundial da Saúde - OMS - vem anunciado os malefícios da carne bovina para o câncer, diabetes e distúrbios cardíacos.