A morte de Sigurd, o Poderoso e a história da arrogância
Em um momento, você é Sigurd, o Poderoso - um conde nórdico do século IX, voltando triunfante de uma batalha. Sigurd carrega a cabeça de seu inimigo massacrado, Mael Beigte, o Dentuço, presa em sua cela. No instante seguinte, você é Sigurd, o Poderoso, alguns dias depois, morrendo de uma infecção causada pelo dente protuberante da cabeça decepada de Mael Beigte, o Dentuço, que arranhou sua perna enquanto você voltava triunfante da batalha.
A importância de escolher o inimigo.
Isso mesmo: Sigurd, o Poderoso, carrega a duvidosa honraria militar de ter sido morto por um morto. Essa é uma lição valiosa sobre a arrogância e a importância de escolher corretamente o inimigo. Desfilar ostentando é um ato de arrogância, antes de tudo, mas também pode determinar tua morte. Mesmo que seja no sentido figurado.
Não seja babaca, saiba dimensionar a força real do inimigo.
Mas é importante contar essa história corretamente. Sigurd, o Poderoso e Mael, o Dentuço, só brigaram porque Sigurd desafiou Mael para uma batalha com "quarenta soldados de cada lado". Mael Brigte concordou. Mas Sigurd, o Poderoso era, antes de ser poderoso, um grande sacana. Levou oitenta homens para o campo de batalha e massacrou os quarenta de Mael. A lição é não sermos babacas. Temos de aprender a contar e dimensionar a força real do adversário. A história da humanidade é cheia de burradas.