ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Aviso dos Hepatólogos: 3 dias seguidos por semana sem álcool

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/07/2022 08:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

No Congresso Internacional do Fígado, que reuniu alguns dos maiores especialistas na matéria na semana passada em Londres, lançaram uma mensagem àqueles que não estão dispostos a abandonar as bebidas alcoólicas: pelo menos, três dias seguidos sem beber uma gota sequer de álcool. E uma advertência: não é uma indicação isolada. Tem de vir acompanhada de boa alimentação e moderação no consumo das bebidas alcoólicas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Temos uma quase epidemia de doenças hepáticas.

Não é mole, cerca de 30 mil brasileiros morrem a cada ano de doenças hepáticas. É um dado alarmante. Os médicos brasileiros fazem dois mil transplantes de fígado e essa quantidade é "altamente insuficiente", dizem os especialistas. E tem mais, cerca de 20% da população rechonchuda tem esteatose (gordura no fígado).


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Silenciosas e típicas dos mais jovens.

Um dos mais graves problemas das doenças hepáticas é o fato de que são silenciosas e normalmente não avisam até que seja tarde. Pior ainda, as pessoas com cirrose tem exames sanguíneos normais. Ao contrário do câncer que ataca sessentões, as doenças hepáticas atacam jovens até 40 anos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As quantidades de bebida propostas pelos hepatólogos.

O Congresso propôs algumas quantidades de bebidas alcoólicas a serem consumidas por semana, entendendo que é fora da realidade propor bebida alcoólica zero. Dizem que não devemos consumir mais de 5 unidades de bebidas alcoólicas de uma vez e não mais de 10 unidades na semana. Uma taça de vinho cheia equivale a três unidades, assim, só podemos um pouco menos de duas taças de uma vez. Uma lata de cerveja de 333 ml, equivale a 1,5 unidade. A proposta é nos limitarmos a pouco mais de três latas de cerveja.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A máquina de queijo empregada nos exames hepáticos.

Outra proposta desse congresso é que os sistemas de saúde passem a empregar uma máquina que foi fabricada para acompanhar a cura dos queijos nos exames hepáticos. Como só podemos diagnosticar a saúde do fígado através de scanners - que são caros e difíceis de encontrar - essa máquina cumpriria a finalidade de identificar doenças rapidamente.

Nos siga no Google Notícias