Ciência: animal de longa vida e nunca tem câncer é o predileto
Agora vamos apresentar o animal mais querido dos pesquisadores do prolongamento da vida. Nosso astro antienvelhecimento é originário da África. Você só o encontrará se cavar alguns centímetros do solo. Ele estará correndo pelos túneis de quilômetros de extensão construídos por sua turma.
O rato de seus piores pesadelos.
Se existisse um campeonato do animal mais feio do mundo, certamente nosso astro seria favorito. Ele não é o queridinho dos cientistas pela sua aparência. Imagine o rato de seus piores pesadelos… elabore um pouco mais. Ele não tem pelagem, é rosado e enrugado. Alguns raros pelo longos se projetam de seu corpo. Seus dentes da frente, usados para cavar os túneis, ficam para fora da boca. E seus olhos, que mal enxergam, não passam de diminutos pontos pretos.
Vivem em comunidades.
No entanto, o rato-toupeira- pelado tem muitos amigos. Vivem em colônias de 20 a 300 membros. Essa talvez seja uma das explicações de seu sucesso. Eles sabem construir salas para armazenamento de alimentos, dormitórios e até banheiros. Quem comanda a turma é sempre uma rainha. Uma estrutura ainda bem mais complexa e avançada que a das formigas e abelhas. A rainha é o único membro que tem filhotes. O restante é composto por trabalhadores e soldados, todos temporariamente estéreis. A rainha escolhe seu baratão de quando em quando.
Vivem mais de 30 anos.
Uma de suas incríveis façanhas é viver mais de 30 anos. Comparem com um camundongo, seu parente e do mesmo peso (35 gramas), e verá que é algo excepcional. Os camundongos mais longevos vivem tão somente quatro anos. Sete vezes mais. É como se existissem humanos com 500 anos.
Imunes ao câncer.
Os pesquisadores dessas criaturas relataram também que seus animais são praticamente imunes ao câncer, mesmo quando tentaram induzir de forma artificial. Dezenas de milhares de ratos-toupeira-pelados foram estudados, apenas seis tumores foram encontrados. Isso é notável em um animalzinho desse tamanho. Algo como 70% dos camundongos tem câncer. No mundo animal o câncer é regra. É normal que de 20% a 50% dos indivíduos animais desenvolvam câncer em qualquer espécie, incluindo a nossa. Esse horroroso ratinho encontrou uma maneira de domar a doença. Uma criatura milagrosa, de fato, que tem um papel central para estudarmos o envelhecimento e combater o câncer.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.