Como o sábado e o domingo foram escolhidos para o descanso
Por que o sábado e o domingo são dias de descanso, e não a segunda e a terça-feira? Dois dias de descanso remunerados é uma conquista recente dos trabalhadores. Hoje é quase impossível conceber a quantidade de mudanças radicais que as pessoas viram no século XIX. Até mesmo algo tão elementar como o fim de semana era uma novidade.
Uma ideia dos anos 1890.
O termo "weekend" só aparece registrado em 1879. Mesmo assim, a palavra só significava o sábado à noite e o domingo, e só para algumas poucas pessoas. Foi apenas nos anos 1890 que o termo passou a ser aplicado universalmente, se bem que não desfrutado universalmente. Mas o direito ao descanso estava a caminho.
Deus Saturno explica o sábado.
Na Antiguidade Romana, o sábado era dedicado ao deus Saturno, que regia a agricultura. Esse dia era reservado para o descanso, numa forma de agradecimento por uma boa colheita.
Sai Saturno, entram os cristão.
Com o advento do cristianismo como religião oficial de Roma, o domingo passou a ser considerado sagrado, porque, segundo a tradição cristã, Jesus teria ressuscitado dos mortos nesse dia. Por conta disso, os cristãos consagraram o domingo ao Senhor. Para que os fiéis pudessem ir às igrejas tranquilamente, era natural que esse dia fosse sem trabalho. Mas, em contrapartida, eliminaram o sábado, o dia consagrado a Saturno.
Sábado e domingo.
Essa conquista de dois dias de descanso foi resultado das lutas dos trabalhadores surgida na Inglaterra, depois da Revolução Industrial. Antes, tinham alguns dias de descanso anuais por motivos religiosos, mas não eram remunerados.