Como os meteorologistas fazem a previsão do tempo
Prever o tempo é fundamental para a vida. No passado mais distante, estava nas mãos de feiticeiros e similares. Até o fim da Segunda Guerra Mundial, era um campo do conhecimento humano que pertencia exclusivamente aos militares. Com a criação da ONU, os países começaram a trabalhar em conjunto e criaram a Organização Meteorológica Mundial - OMM. É ela que estabelece as condições do tempo em todo o planeta em um mesmo horário. Por exemplo, coleta os dados mundiais às 08:00 de Greenwich, analisa e os distribui para o mundo.
Mesmo com tantos dados e poderosos computadores, os meteorologistas leem essas informações em horários diferentes. É claro, que assim nos dão previsões diferentes uns dos outros. Outro problema da meteorologia é que há áreas do globo terrestre onde há poucas - ou nenhuma - informações. O Brasil só tem pouco mais de 400 estações meteorológicas. Já No MS, o déficits de estações só foi minimamente corrigido no ano quando o MAPA doou novas 17 estações meteorológicas pata o estado.
Faça chuva ou faça sol.
A coleta de informações começa em terra, nas estações meteorológicas. Em todo o mundo há 11 mil delas. Mas não cobrem todo o globo. Por isso, contam com a ajuda de mini-estações espalhadas em aeroportos.
Cerca de 3 mil aviões voam diariamente enviando dados para a OMM. Como as grandes altitudes não são cobertas pelas estações, são os aviões que enviam os dados para a central mundial.
Como ficam os rios e mares?
Não há estações nos cursos de água. Só há um número insignificante de boias marinhas - 900 no mundo. Os rios e mares contam, todavia, com o auxílio fundamental dos 7.000 navios que carregam 90% da produção mundial todos os dia. Muito falamos em estradas férreas e em rodovias, mas o que efetivamente transporta as mercadorias do mundo são os navios. E sem eles, também nada saberíamos sobre as condições climáticas de 2/3' da área do planeta. Todavia, a maioria dos navios não contam com as mesmas aparelhagens e condições existentes nas estações meteorológicas. Os especialistas afirmam que os dados mais confiáveis por eles emitidos são apenas a temperatura e a umidade do ar.
Os balões que não são mágicos.
Acima dos aviões há alguns balões meteorológicos que chegam a 30.000 metros de altitude (um avião de grande porte voa normalmente há 11.000 metros de altitude). Infladas com gás hélio, carregam radiosondas que medem temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. Quando conseguem monitorar a posição do balão, medem os ventos.
Via satélite.
As imagens que nos mostram das condições climáticas, via de regra, são oriundas dos satélites. As fotografias são tiradas por seis satélites que viajam pelo mundo e cinco que ficam quase exclusivamente em volta dos polos. São eles que nos dão a movimentação das nuvens, dados fundamentais para entendermos a dinâmica das chuvas e da temperatura.