Eficácia: reduzindo o risco de vício do seu filho
Um forte senso de auto-eficácia é um dos fatores de proteção mais poderosos que os pais podem dar aos filhos. A auto-eficácia é a crença na capacidade de ter sucesso, para regular as próprias emoções e pensamentos; e para enfrentar os desafios de forma positiva. A auto-eficácia também é a base para muitos traços positivos, incluindo coragem, perseverança e resiliência. É ela que dá às crianças um senso de controle e de esperança.
Pessimistas e inflexíveis.
Pessoas com um fraco senso de auto-eficácia tendem a ser pessimistas, inflexíveis, desistir rapidamente, têm baixa autoestima, exibem desamparo, ficam deprimidas e se sentem fatalistas e sem esperanças. Não por coincidência, as pessoas que exibem essas características são mais propensas a recorrer às drogas para aliviar esses sentimentos negativos.
Troque o "não posso" por "ainda não posso".
Comece a questionar suas próprias afirmações. O exemplo clássico é o de trocar o "não posso" pelo esperançoso "ainda não posso". Um vento de esperança à negativa. Isso ajuda as crianças a acreditarem que competência não é congênita, é aprendida e muitas vezes conquistada a duras penas.
Tarefas adequadas à idade.
O elogio por si só, não dará a seu filho um senso de auto-eficácia ou competência. Isso vem de experiências reais de tentar, fazer, falhar, tentar novamente e ter sucesso. Dê às crianças tarefas adequadas à idade que as ajude a se manter engajadas e desafiadas, ao mesmo tempo que concede oportunidade de provar o sucesso. Ensine-os a fazer o almoço de domingo do início ao fim, e veja o que elas criam por conta própria. Incentive seus filhos a fazer pequenos consertos.
As crianças aprendem pessimismo.
O pessimismo, ao contrário do que muitos pensam, não nasce do nada, ele é aprendido. Em parte, as crianças aprendem pessimismo com seus pais e professores, por isso é importante que você dê exemplos de otimismo para seus filhos.
Seja específico no elogio.
Elogios genéricos como: "Bom trabalho!", são quase inúteis. Busque elogios específicos de comportamento que reforce as práticas que você deseje encorajar. "Estou muito orgulhoso por você manter esse projeto "X" ". Mas não exagere na dose. Mantenha uma certa proporção de elogios e de correções. Algo como meio a meio ou 3 para 1.