Mãe: manifesto pela menopausa tranquila, com boas informações
Como as mães, as mulheres com 50 anos, vivem a menopausa em 2024? Como se sentem? Continua sendo um tabu? É um estigma? Está associada à velhice? E a pergunta fundamental: elas tem informações e atenção médica que necessitam para abordar esse ciclo vital com calma e tranquilidade? É provável que não tenham pensado nisto até este momento, é o que dizem as pesquisas. No espelho vê a imagem de uma mulher ainda jovem. É bem provável que tenha filhos pequenos ou adolescentes. O relógio da maternidade foi atrasado e os 50 de agora não são os de 30 anos atrás.
Mais forte e sábia.
Te aproxima dos 50. Estás mais forte que nunca. Cheia de energia. Com as ideias mais claras. Teu trabalho vai como um tiro. As inseguranças que te acompanharam a vida toda se tornaram pequenas. Já não se importa com o que os demais pensam de você. Se preocupa muito menos e se arrisca mais. Não está segura do que deseja, mas sabe muito bem o que não quer. São conclusões expressas nas respostas das mulheres em pesquisas.
O corpo mudou.
Começa a notar acontecimentos estranhos em teu corpo. Quilos novos que não há jeito de tirá-los dali. Engorda até com o vento. Calores muito intensos tem abrasam...e se vão. As vezes, são tão fortes que, se acontecem pela noite, não consegue mais dormir. Outras, sente que poderia iluminar uma cidade inteira com a energia que desprende. Não quer nem ouvir falar de sexo. Os filhos deixaram de dar maiores trabalhos e preocupações. Muita alegria. Tem sangramentos enlouquecidos, como se fossem hemorragias, cada vez que tem a menstruação....até que deixa de vir. Ou desaparece por alguns meses e logo volta, e desaparece de novo. É estranho, mas a imensa maioria das mulheres - mais de 60% - não tem esse conhecimento tão simples. Nunca se preparam para a menopausa. Não consultam médicos. Para elas, é tudo obscuro e surpreendente. Uma época de confusão.