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Em Pauta

Nem o agregador do jornal Jota acertou a eleição presidencial

Mário Sérgio Lorenzetto | 05/10/2022 08:15
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O Brasil é, definitivamente, um país do passado. Enquanto os Estados Unidos e a Europa acompanham suas eleições através de "agregadores de pesquisas", nosso país continua no velho - e obsoleto - costume de transformar pesquisas em cabos eleitorais. A possibilidade de uma pesquisa errar é muito maior que de agregar inúmeras pesquisas. So há no Brasil um jornal que tenha construído seu agregador de pesquisas: o Jota, voltado para as questões de direito e tributárias.


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600 pesquisas colocadas em um programa especial

O Jota colocou em seu computador nada menos de 600 pesquisas. É o único a utilizar informações agregadas a basear-se em uma única pesquisa. Cada instituto de pesquisa tem seu próprio método de seleção, coleta e analisa das respostas. Por isso, o Jota desenvolveu um modelo estatístico de agregação que permite comparar resultados de diferentes pesquisas, calibrando de acordo com a performance passada de cada instituto.


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Método moderno também errou.

O último agregador do Jota, antes do 2 de outubro, cravou: Lula não venceria no primeiro turno. Acertou. Mas também deu uma diferença de 10% em favor do petista. Errou feio, a diferença ficou na metade. Mesmo com o moderno acompanhamento através de um agregador de pesquisas há um longo caminho a percorrer para que tenhamos melhores informações eleitorais. Ninguém percebeu uma virada de aproximadamente 7 milhões de eleitores em prol de Bolsonaro, abandonando Lula, Ciro e Simone. Espero que os jornais, rádios e televisões deixem de ser torcedores, construam bons agregadores de pesquisas.


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Os institutos de pesquisa que o Jota colocou em seu computador.

No agregador do Jota foram colocadas as seguintes pesquisas eleitorais: Atlas, Ideia, PoderData, Ipespe, Gerpe, Ranking, Ipep, Orbis, Futura, Quaest,  Brasmarket, Datafolha, Paraná, Veritá, Vox Populi, Sensus, Ponteio, MDA, FSB, IBPAD, Real Time, IFP e 6 Sigma.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

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