O nada glamouroso suor nos fez humanos
Chimpanzés têm apenas a metade das nossas glândulas sudoríparas e assim não conseguem dissipar o calor, resfriar o corpo tão depressa quanto humanos. Não pensamos nisso, mas somos um tipo de ar-condicionado ambulante. E foi essa capacidade de resfriamento que possibilitou um enorme aumento do nosso órgão mais sensível à temperatura, o cérebro. Foi assim que o suor nos ajudou a ficar mais espertos.
Dez a doze litros de suor por dia.
Suamos mesmo ficando só sentado. Mas se você acrescentar atividade vigorosa, secamos nosso suprimento de água bem rápido. Um homem que pesa setenta quilos contém quarenta litros de água. Se ele so ficar sentado, perderá 1,5 litro de água por dia. Se fizer algum esforço, perderá 1,5 litro por hora. É uma mudança gigantesca. Isso pode ficar perigoso bem rapidamente. Caminhar sob o sol escaldante exige hidratação por essa perda de água perigosa.
Socorro, um copo de água, por favor.
A perda de água leva a vítima a sofrer dores de cabeça e letargia após eliminar apenas de três a cinco litros de água. Após seis a sete litros de perda ocorre diminuição de capacidade intelectual. Bem claro, você fica bobão sem perceber. Se a perda fica muito acima de dez litros a pessoa entra em choque e morre.
Caminhando no deserto ou fazendo exercícios excessivos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os cientistas estudaram quanto tempo soldados conseguiam caminhar em um deserto (ou praticar exercícios exagerados). É possível percorrer 72 quilômetros sob um calor de 28 graus Celsius. Se o calor for de 38 graus, você só percorrerá 24 quilômetros antes de "bater as botas". E, se estiver 49 graus, só conseguirá andar 11 quilômetros.
Você perde 3 colheres de sal por dia.
Seu suor é 99,5% água. O resto é, mais ou menos, metade sal e metade outras substâncias. Embora o sal seja apenas uma minúscula parte do teu suor, você perde até doze gramas - três colheres de chá de sal em um dia no tempo quente. Essa é uma quantidade perigosamente elevada. Então, cuidado, é tão importante repor a água quanto o sal.
O segredo para detectar mentiroso ou nervoso.
Esse quadro fica ainda pior quando você pratica exercícios e está estressado. A sudorese é ativada pela liberação de adrenalina, por isso você sua quando está estressado. Ao contrário do resto do corpo, as palmas das mãos não suam em consequência de esforço físico ou de calor, mas apenas por estresse. É o suor emocional que os detectores de mentira analisam. Se ao apertar as mãos de alguém nervoso, você pode perceber pelo suor.