ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  01    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

O uso do ar-condicionado engorda os humanos

Mário Sérgio Lorenzetto | 31/07/2022 10:01
O uso do ar-condicionado engorda os humanos

Não existe um estudo científico que demonstre diretamente que o uso de ar-condicionado engorda. O que está comprovada é a relação entre temperatura e apetite. Quanto maior a temperatura que sentimos, menor o apetite. Assim, parece óbvio que se vivemos, e comemos, com ar-condicionado, comeremos mais e, consequentemente, engordaremos mais.


O uso do ar-condicionado engorda os humanos

A cada grau a mais, reduzimos 85 kcal de alimentos.

Essa relação entre temperatura e apetite foi comprovada em múltiplas pesquisas. A mais antiga, de 1.963, foi realizada com ratos que quando expostos a uma temperatura de 35 graus Celsius, os animais comeram só 10% do que haviam consumido aos 24 graus. Quando elevaram a temperatura a 40 graus, os ratos deixaram de comer completamente. A mais famosa, todavia, é a pesquisa de Birmingham, nos EUA. Demonstrou que para cada grau de aumento da temperatura ambiente, os participantes na pesquisa, desta vez seres humanos, comiam 85,9 kcal menos de alimento.

O uso do ar-condicionado engorda os humanos

Os vilões da obesidade.

Como boa parte da população mundial vive sob ar-condicionado e calefação, os gastos metabólicos diminuem. Corpo com pouco gasto metabólico tende a engordar. A esse fator, passaram a denominar de "sedentarismo térmico". Esse tipo pouco difundido de sedentarismo deve ser colocado lado a lado com o consumo excessivo de alimentos processados, dizem os cientistas. Outro vilão é o consumo excessivo de de anti-histamínicos, antidepressivos e anticonceptivos. A vida mais cômoda e mais fácil, ao que parece, nos engorda.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias