ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, DOMINGO  02    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Pequenas ideias para a economia dos pobres

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/12/2021 08:15
Pequenas ideias para a economia dos pobres
Há uma multidão de desiludidos e pós-ideológicos, porém não indiferentes. Para estes, os grandes projetos impostos de cima para baixo nos legou muitas ruínas, incontáveis violações dos direitos humanos e dívidas monumentais. É difícil não concordar quando lembramos que os "50 anos em 5" prometeram a utopia brasileira e nos legou...Brasília.


Pequenas ideias para a economia dos pobres
Centavo a centavo: quebrar as grandes questões em pequenos desafios.

Como melhorar a nutrição de crianças pobres? Como estimular as famílias a evitar diarreias em crianças? Como desenhar seguros adequados às necessidades de pequenos produtores rurais? Essas são algumas das pequenas ideias que podem ser acompanhadas - e medidas - para saber se obtiveram os resultados desejados. Somadas, podem se converter em uma grande ideia.


Pequenas ideias para a economia dos pobres
O bolsa família mexicano, primeiro em país pobre, naufragou.

O exemplo mexicano serve de lição. Criaram o "Progresa" em 1997. Era o primeiro programa de transferência de renda em países pobres e tinha condicionantes. Um deles era a obrigatoriedade do estudo dos filhos, para os pais que recebiam dinheiro governamental. Em 2002, mudou o nome para "Oportunidades". As mudanças cosméticas continuaram. Virou "Prospera", antes de desaparecer. Grande ideia para resolver um grande problema. Nem voto dava mais para os governantes.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias