ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Quem consumiu a primeira droga?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 13/01/2025 08:03
Quem consumiu a primeira droga?

Há poucos dias escrevemos sobre o consumo inicial das bebidas alcoólicas. Sabemos que foi uma herança que tivemos de nossos ancestrais macacos. Mas, e as plantas psicoativas, quando os humanos começaram a consumi-las? É muito difícil comprovar seu uso entre os primeiros humanos. Não existe nenhum descobrimento sério e bem documentado que demonstre seu uso entre os primeiros caçadores-coletores, os primeiros humanos. Há alguns sinais e figuras em covas decoradas de mais de 10 mil anos. Talvez tenham sido demonstrações de cerimônias xamânicas em que participavam indivíduos em transe, drogados. Mas é apenas uma hipótese.


Quem consumiu a primeira droga?

Cocaina, a primeirona.

O ato de mastigar as folhas de coca remonta a mais de 8.000 anos antes do presente. Descobriram tanto folhas de coca como pedaços de calcita, utilizados para extrair a coca nos solos de varias casas estudadas pela arqueologia peruana, na mesma época em que os vales peruanos desenvolviam práticas agrícolas


Quem consumiu a primeira droga?

A papoula dormideira - ópio.

Assim, teremos de esperar até 6.000 anos, aproximadamente, para comprovar que em várias regiões do Mediterrâneo encontrassem o uso da papoula dormideira, leia-se o uso de ópio. Há várias escavações arqueológicas que comprovam esse uso, a primeira foi a de “La Marmotta”, na Itália. Durante mil anos, o uso do ópio se expande por todo o Oriente Médio e pela Europa.


Quem consumiu a primeira droga?

“Maconha” e tabaco.

Os dados apontam que o uso da “maconha” apareceu na Ásia Central e seu cultivo desenvolveu nesse mesmo momento na China. Portanto, em torno de 5.000 anos, ópio e maconha eram consumidos em muitas regiões do globo terrestre. O uso do tabaco, planta que tem sua origem na América do Sul, foi confirmado a partir do descobrimento de cachimbos com mais de 4.000 anos de antiguidade. Esses cachimbos também foram usados para o consumo de outras substancias alucinógenas como o “peyote” mexicano e texano - especie de cactos pequeno que contém alcaloides psicotrópicos.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias