Como garantir um bom atendimento ao cliente?
A competição entre as empresas é cada vez maior nos mais diversos nichos de mercado. Para vencer essas disputas diárias as empresas têm procurado aumentar seus investimentos em ganho de produtividade, eficiência e inovação. Outra estratégia igualmente relevante é apostar na recorrência de compras e a fidelização por meio do aprimoramento do atendimento ao cliente.
A importância do atendimento está em garantir uma ótima experiência de interação com o negócio antes, durante e depois do processo de compra. Como resultado podemos esperar um aumento da recorrência em comprar futuras e a indicação da empresa para terceiros por meio do boca a boca. A seguir convidamos você leitor a conhecer 5 melhores práticas para atingir um atendimento de excelência. Acompanhe!
1.Promover treinamentos
Para garantir que todos os colaboradores garantam o mesmo padrão de atendimento é primordial investir tempo e recursos financeiros em treinamentos corporativos específicos para essa área.
Por meio da capacitação técnica é possível desenvolver nos funcionários a habilidade para lidar com situações inusitadas ao mesmo tempo em que geram empatia, demonstrando solicitude e dedicação as demandas apresentadas pelo cliente. Esse tipo de habilidade pode ser melhor apreendida e disseminada com a ajuda de cursos.
2. Criar métricas de atendimento
Só podemos avaliar o eficácia de determinada ação se tivermos certos parâmetros de comparação disponíveis para análise. Essa é finalidade de estipular metas de controle e desempenho do atendimento prestado pela empresa.
Esses indicadores podem ser divididos em indicadores de qualidade - que mediram o nível de satisfação do cliente e o grau de recomendação do serviço - e os indicadores de performance que representam o alcance das metas estipuladas como redução do número de reclamações e o aumento da conversão. Assim é possível ampliar a visão sobre a percepção do cliente e tomar as medidas necessárias.
3. Monitorar continuamente
O padrão de atendimento ao cliente só será mantido se houver um cuidado especial com o tema. Para isso é preciso consolidar o monitoramento dos atendimentos realizados a fim de verificar se os requisitos de qualidade estão sendo cumpridos conforme o estipulado.
São inúmeras as ferramentas que podem ser utilizadas para monitorar o atendimento prestado pelos colaboradores. O cliente oculto por exemplo usa um profissional que se passa pelo cliente e avalia o dia a dia do negócio. Além dela existem outras ferramentas como a gravação de atendimentos ou mesmo a implantação de uma ouvidoria para o recebimento de reclamações.
4. Estabelecer recompensas
É notória a influência das recompensas no comportamento. Apostar nesse conhecimento para motivar os seus colaboradores a prestar o melhor atendimento ao cliente é um recurso que não deve ser negligenciado. Entre as ações que podem ser adotadas nessa direção está a criação de programas de remuneração conforme o desempenho.
Campanhas como essa estipulam prêmios específicos ou a participação nos resultados auferidos pela empresa como recompensa ao trabalho do colaborador além do seu salário principal. Essa ação é muito exitosa e costuma apresentar bons resultados em todos os departamentos, inclusive para a área de atendimento ao cliente.
5. Facilitar a comunicação
Facilitar a comunicação também é parte importante do atendimento ao cliente e para isso é necessário investir na ampliação dos canais disponíveis. Não conseguir contato com a empresa gera frustrações no cliente e prejudica a probabilidade de realização de novas compras.
Por isso adicione canais de contato a sua estratégia de atendimento. Varie as ferramentas para além dos tradicionais telefone e e-mail, como as redes sociais, portal na internet, aplicativos, chats interativos etc. Assim os clientes poderão contar com mais de uma forma de interação com a empresa.
Como podemos observar investir no aprimoramento do atendimento ao cliente é fundamental para que as empresas desenvolvam maior credibilidade e consequentemente gerem mais resultados de recorrência, fidelização, recomendação a terceiros e quantidade de vendas.
E você o que pensa sobre o assunto? Quais ações adota em sua empresa para avaliar e aprimorar o atendimento ao cliente? Deixe o seu comentário logo abaixo e contribua com a sua experiência.
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