Certfica é referência no ramo de registro de marcas
Certfica oferece serviços em registro de marcas e ajuda a proteger ideias de empresas
Quando o assunto é proteger a marca de uma empresa, muitos proprietários ainda sofrem com a dúvida de como tornar isso viável. A Certfica Marcas e Patentes ajuda as empresas a proteger sua marca e ideias. Além dos serviços como registros de marcas e patentes e direitos autorais, agora a empresa também oferece consultorias individualizadas, entrando dentro do negócio do cliente, analisando aspectos jurídicos, aspectos da marca, planejamento de marketing de diferenciação, além da criação de projetos de expansão, te ensinando a olhar para além daquilo que todos estão vendo.
Alessandra Piano, empresária e proprietária da Certfica, é especialista no assunto e explica como as empresas e seus proprietários podem facilitar este processo. Uma das grandes dúvidas geradas é sobre a diferença entre marca e patente.
“A patente é todo tipo de invento que você deseja replicar com exclusividade, como por exemplo, existe patente de software, de embalagem, de produtos, entre outros. Já a marca é sempre o nome fantasia de uma empresa, é a identificação de um produto a partir da associação do nome e imagem”, afirma Alessandra.
Outra grande dúvida dos clientes da Certfica é sobre a Razão Social. O termo é usado para que uma empresa se identifique para se diferenciar das demais. A proprietária recomenda que a marca não seja igual a razão social por princípios protetivos, sem expô-la em qualquer situação.
Quando o assunto é o mundo on-line, Alessandra explica que domínios de internet ou até mesmo os famosos arrobas das redes sociais estão garantidos sem o registro, mesmo que a marca seja o nome civil da pessoa.
“O nome civil te dá garantia de uso na sua vida física. Já na sua vida jurídica, quando você empreende com o seu nome de registro, esse nome passa a ser sua marca, por isso será dono daquele nome enquanto marca, quem primeiro registrar.”
Alessandra ainda explica que os registros são concedidos por ramo de atividade. Assim sendo, a especialista afirma que apenas marcas de alto renome que possuem registros são protegidas de quaisquer circunstâncias. Já as marcas de menor porte, aquelas que não possuem renome e que possuem alcance de até 50% da população de um país, é uma marca comum e pode ser registrada na classe em que atuar.
“Por exemplo, se um empresário abrir um pet shop que oferece diversos serviços e produtos, e com a expansão começa a produzir suas próprias mercadorias, colocando a sua marca na ração e/ou em outros produtos, esse empresário precisará realizar um registro para cada produto e cada classe”, finaliza.
Outro tipo de proteção que Alessandra ressalta são os direitos autorais, que podem ser utilizados em mascotes e logos de empresas, por exemplo. Esses direitos completam o registro da sua marca e a empresária explica melhor sobre o assunto.
“É importante lembrar que quando você registra aquela marca, registra também a logo, porém apenas para aquele ramo de atividade. Então se você tem uma logo diferenciada e não quer que ninguém use nada igual ou similar em outro ramo, os direitos autorais trabalham em cima disso. Os direitos autorais complementam o registro da marca, ou seja, em todas as outras classes que você não registre a sua logo fica protegida, mas apenas o desenho e não o nome.”
Com o aumento na preocupação das empresas em entender e colocar em prática todas essas questões, a empresária aconselha que um bom profissional da área seja procurado para a assistência desses casos. Através da Certfica, Alessandra Piano realiza consultorias individualizadas e personalizadas para atender as necessidades de cada cliente.
Para mais informações, o contato pode ser feito através do site https://certfica.com.br/ ou pelo número (67) 99211-8157 ou pelo WhatsApp (11) 96855-4039.
As melhores dicas de lugares para conhecer você só encontra no Festas e Eventos TV. Fique por dentro do que acontece através do nosso Instagram e canal no Youtube.