ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

Anta é encontrada morta em rodovia perto de área tomada pelo fogo

Colisões são as maiores causas de morte da espécie e queimadas afugentam animais

Por Gabi Cenciarelli | 13/09/2024 07:51
Anta é atropelada na BR-262 (Foto: Direto das Ruas)
Anta é atropelada na BR-262 (Foto: Direto das Ruas)

Uma anta foi encontrada morta ao lado da BR-262, em Campo Grande, a cerca de 100 metros de um incêndio, na tarde de quinta-feira (12). Uma família passava pelo local quando encontrou o animal já atropelado.

Antônio Carlos de Souza, fiscal estadual, passava com a família pelo local, na saída para Três Lagoas. No caminho, se depararam com o incêndio e fumaça que atrapalhavam o trânsito. Cerca de 100 metros depois do fogo, estava a anta morta.

"Acredito que ela estava fugindo do fogo. Uma dor profunda no coração. Se você observar o machucado dela, foi recente", relatou Antônio.

De acordo com o Incab (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira), a maior possibilidade é de que a anta foi atropelada. O último levantamento da iniciativa foi feito entre 2013 e 2020, e indica que Mato Grosso do Sul perde cerca de 100 antas por ano por colisões veiculares.

Com as altas temperaturas e baixa umidade do ar, os incêndios estão recorrentes na Capital. O instituto ainda alerta nas redes sociais para este ser outro fator de risco para as antas.

"Um dos principais ferimentos causado pelo fogo nas antas são as queimaduras nas patas. As antas percorrem longas distâncias e são nadadoras, características que influenciam até mesmo na saúde digestiva do animal. Ferimentos nas patas podem levar um longo período para se recuperar e podem ocasionar outros problemas de saúde", alerta o Incab nas redes sociais.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Nos siga no Google Notícias