Após vacinação, 10 idosos testam positivo para covid em pousada geriátrica
Familiares contam que os donos do estabelecimento não querem dar a segunda dose da vacina nos pacientes
Sobrinha de um dos idosos internados em pousada geriátrica, localizada na rua São Paulo, Vila Gomes, diz que a covid se alastrou no local quando todos pensavam que a segurança viria. O tio de 80 anos recebeu a vacina no dia 21 de janeiro, junto com os demais pacientes da pousada, e logo depois dez deles testaram positivo para covid-19. Dois funcionários da instituição também foram infectados.
Desde o início da pandemia os idosos estão isolados. A sobrinha, que preferiu não se identificar, conta nem as visitas são permitidas. Ao tentar se informar sobre o que estava acontecendo no local e a origem da infecção, recebeu uma resposta que a indignou. Segundo ela, os proprietários alegaram efeito da vacina.”Na verdade, querem tirar o corpo fora e colocar a culpa na vacina”, reclama. Ela também foi informada que os proprietários não pretendem dar a segunda dose para os idosos.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou os 10 infectados, mas "desconsidera qualquer tipo de evento adverso à vacinação". Segundo a prefeitura, após o registro dos sintomas, foi verificada a possibilidade de reação adversa à vacina, mas isso foi descartado,
"É algo impossível, visto que a vacina é elaborada através do vírus inativado. Com isso chega-se à conclusão que, antes da vacinação ou na janela de imunização - tempo necessário para que o organismo produza anticorpos à doença - houve a presença de uma pessoa contaminada no local, transmitindo o vírus aos idosos", explica a Sesau.
Ainda conforme a Secretaria, "todo o atendimento necessário para assegurar a saúde dos moradores foi prestado pela Sesau, que permanecem sendo acompanhados pelas equipes da vigilância epidemiológica".
O Campo Grande News entrou em contato com a pousada para esclarecer o que aconteceu no local e qual o estado de saúde dos idosos infectados, mas a equipe do local preferiu não se pronunciar.
Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.