Com necrose no pé, idosa aguarda cirurgia de amputação há 1 mês
Maria Araújo dos Santos, de 79 anos, tem diabetes mellitus e aguarda procedimento em unidades de saúde
Internada há quase 1 mês com necrose no dedo do pé, Maria Araújo dos Santos, de 79 anos, aguarda cirurgia de amputação atualmente na Santa Casa de Campo Grande. Pelo Direto das Ruas, o neto Marcos Santana, de 41 anos, relatou que o hospital alega ter pacientes mais graves, o que tem atrasado a cirurgia.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Maria Araújo dos Santos, uma idosa de 79 anos, está internada há uma semana na Santa Casa de Campo Grande, aguardando uma cirurgia de amputação devido a necrose no dedo do pé, complicações que surgiram em decorrência de diabetes mellitus. Seu neto, Marcos Santana, expressa preocupação com o atraso no procedimento, que tem sido justificado pelo hospital com a chegada de pacientes mais graves. Maria já passou por várias unidades de saúde, incluindo a UPA e o Hospital Universitário, e tem enfrentado sofrimento com a espera, pois a cirurgia é frequentemente cancelada, deixando-a em jejum.
A paciente tem diabetes mellitus e apresentou complicações circulatórias no início de dezembro. Segundo Marcos, a idosa foi inicialmente levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Aero Rancho, onde ficou internada por 15 dias devido à falta de vagas nos hospitais.
Em seguida, Maria foi encaminhada para o HU (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e, depois, para a Santa Casa. Marcos conta que sua avó tem sofrido com o atraso do procedimento.
“Minha vó está sofrendo. Eles dizem que não fazem a cirurgia porque chegam pacientes mais graves. Toda vez ela fica em jejum e cancelam a cirurgia. Estou ficando muito preocupado”, relata o neto.
Em nota, a Santa Casa de Campo Grande informa que a paciente espera por um exame. "Ela aguarda a realização de uma arteriografia, exame necessário para avaliar a extensão da doença arterial obstrutiva. A partir desse exame, será possível determinar a conduta médica mais adequada. Até o momento, a paciente não apresenta alterações em seus sinais vitais e está recebendo todos os cuidados e medicações necessários".
Com relação ao adiamento do procedimento na sexta-feira, a Santa Casa justifica que houve uma emergência que necessitou da atuação conjunta das equipes vascular e cardiológica e que Maria Araújo dos Santos deve realizar o exame ainda hoje (30).
"É importante ressaltar que a Santa Casa é um hospital de alta complexidade que prioriza casos com risco iminente de morte. A paciente está programada para realizar o procedimento na data de hoje, sem nenhuma alteração ou protelação no seu tratamento", finaliza a nota.
Outro caso na Santa Casa - Thiago da Silva Nunes, de 23 anos, também aguarda uma cirurgia após quebrar o fêmur em um acidente de moto, no dia 11 de novembro. De acordo com a esposa, o paciente está há 1 mês à base de morfina no hospital. Clique aqui e acesse.
Direto das Ruas - O relato chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.