ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Direto das Ruas

Corte de árvores suspende atendimento em UBS e detona sombra de pacientes

Orientação é que pacientes procurem UBS do bairro Alves Pereira ou a UBS do bairro Itamaracá nesta tarde

Karine Alencar e Natália Olliver | 13/09/2022 15:08


A UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Germano Barros de Souza, do bairro Universitário, precisou ter os atendimentos interrompidos na tarde desta terça-feira (13), devido corte de de árvores em frente ao polo de atendimento.

Indignada, a leitora Cristina Lemos procurou o Campo Grande News, através do canal Direto das Ruas, para relatar o ocorrido. Segundo ela, as árvores eram pouco do confortos que os pacientes tinham enquanto aguardavam na fila para agendamentos, entre outros serviços.

"São árvores imensas, que davam sombras para que as pessoas pudessem sentar aqui e para esperar. Estão sendo retiradas sem equipamentos, sem segurança nenhuma", conta.

Natali Suellen de Matos, de 31 anos, que trabalha como caixa na conveniência Nobre, próxima a UBS, também lamentou o 'descaso' com a população. "O pessoal ficava ali cedo debaixo das árvores. Tem muitos idosos e é um sol quente. Às 6h eles já estão ali, a fila é grande. O pessoal vem aqui no mercado e reclama que vai começar uma briga por sombra lá dentro", conta.

No momento em que as árvores começaram a ser retiradas, os pacientes tiveram de ser retirados às pressas da unidade. "Telhas e galhos começaram a cair. Fomos surpreendidos, comentou um colaborador que preferiu não ter o nome divulgado por medo de represálias.

Posteriormente, o núcleo foi fechado e a orientação é que pessoas que estavam em busca de vacinas e remédios procurem a UBS do bairro Alves Pereira ou a UBS do bairro Itamaracá, que atende moradores das imediações.

Informações preliminares de funcionários que cortavam as árvores, é de que os galhos estavam quebrando com facilidade e destruindo as telhas da unidade de saúde. Ao todo, quatro foram retiradas, sendo uma Mangueira e três Sibipiruna.

O Campo Grande News entrou em contato com a prefeitura, em nota A Sesau informou que desde fevereiro deste ano possui um parecer favorável por parte da Semadur para a retirada de quatro árvores da calçada.

"Estas plantas, além de estarem adoecidas com fungos e infestação de cupins, estando uma delas já com risco de queda por estar parcialmente seca, prejudicavam a estrutura da unidade de saúde, uma vez que com a queda de seus galhos e frutos, telhas eram danificadas, e calhas eram entupidas pelas folhas que se desprendem das árvores, provocando assim extravasamento da água de precipitações para dentro do prédio na época de chuva", disse parte do texto.

"Com a recomendação por parte do órgão responsável para a retirada das plantas, houve também a orientação que seja feito, posteriormente, o plantio de sete mudas de espécies de médio porte na calçada da unidade, sendo inclusive orientadas sobre quais espécies poderiam ser plantadas no local", completa o texto.

Direto das Ruas - A situação chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

(*) Matéria alterada às 17h15 para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias