Árvores são retiradas para início de obras na rotatória da Via Parque
Assim como a rotatória, canteiros centrais da Avenida Mato Grosso serão reduzidos para abertura de faixas adicionais na via
A Prefeitura de Campo Grande começa a fazer os primeiros ajustes para iniciar as obras de reformulação da rotatória no encontro das Avenidas Mato Grosso e Nelly Martins (Via Parque). As mudanças na via devem começar no dia 20 de março. O projeto prevê a instalação de semáforos no cruzamento, além de redução da rotatória e canteiros centrais.
Na manhã deste domingo (12), árvores do canteiro central da Avenida Mato Grosso começaram a ser retiradas para diminuição da largura e aumento no número de faixas da via. Serão retirados dois metros de cada lado do canteiro, dando espaço para que a avenida fique com três faixas em seus dois sentidos.
“Como vamos diminuir o canteiro, as árvores que ficam nesse espaço que vai ser retirado têm que ser cortadas”, explica o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno. “O objetivo é melhorar o fluxo e evitar que tenha um afunilamento quando chegam à rotatória”.
As alterações no canteiro central da Mato Grosso abrangem, a partir da rotatória, 80 metros no sentido à Avenida Ceará e até a Avenida Antônio Teodorowich, sentido bairro Carandá Bosque. Em contrapartida às árvores retiradas, serão replantadas 33 e plantadas 125 mudas de Ipês, conforme a prefeitura.
Obras - Conhecido como local de trânsito tumultuado, principalmente nos horários de maior fluxo, as obras para mudança no trânsito do local são esperadas a anos pela população. “São pelo menos 3 anos que as mudanças estão papel”, explicou o prefeito, Marquinhos Trad (PSD), que esteve no local para acompanhar o início dos trabalhos.
De acordo com Janine de Lima Bruno, o projeto de mudanças tem dinheiro em caixa, repassado pelo Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) desde 2014. Com aditivo neste ano, o repasse para a obra aumentou de R$ 1,3 milhão para R$ 1,6 milhão.
O projeto prevê instalação de semáforos ao redor da rotatória, além de sua redução para 20 metros de diâmetro, distribuindo o trânsito e mantendo todas as conversões permitidas atualmente.