Em plena luz do dia, caminhão joga pilhas de lixo em rua do Carandá Bosque
Moradores observaram o aumento de sujeira na rua, mas não imaginavam que o “despejo” era tão descarado
O Sol do meio-dia e o movimento dos carros não impediram que pilhas de lixo fossem espalhadas pela Rua Cigana, quase esquina com a Avenida Nelly Martins, no Bairro Carandá Bosque, em Campo Grande. O flagrante foi um pouco antes das 13h desta sexta-feira (30) e está sendo o assunto mais comentado dos condomínios da região.
Quem filmou o crime ambiental foi uma dona de casa, de 44 anos, que trabalhava na sacada do seu apartamento. Ela preferiu não se identificar para a reportagem, mas contou que há dias observava o aumento de lixo na paisagem.
“Faz dias que todos do condomínio notaram o aumento do lixo por ali, mas nunca consegui flagrar. Hoje decidi trabalhar na sacada, quando avistei a caminhonete se aproximando, já imaginei que seria lixo e comecei a filmar. É impressionante fazerem isso em plena luz do dia, perto do Centro da cidade, com muitos carros passando”, destaca a moradora.
Indignada com a situação, Mariana Ribeiro, engenheira agrônoma de 22 anos, também compartilhou o vídeo e sua maior preocupação é com o Córrego Prosa, que está a poucos metros do lixo. “Esse lixo tem uma grande probabilidade de escorrer para o Córrego Sóter, além de ter grande chance de mais pessoas descartarem lixo ali.Não é a primeira vez que acontece, essa rua sempre está cheia de lixo”, disse.
Quem também está preocupado com o córrego é o jornalista Juliano Marzola, de 43 anos, que é morador do Carandá Bosque e relata ser uma situação que acontece repetidas vezes. “Essa cena se repete há uns 8 anos, pois é uma rua deserta e vivem fazendo isso. Quando chove desce tudo para o rio, que está a menos de 50 metros dali”, alerta.
A Lei Municipal 2909/92 proíbe o descarte inadequado de lixo em locais não autorizados. Quem presenciar o descarte indevido de lixo pode denunciar a infração pelo número 153. É importante lembrar que o descarte de lixo na rua é considerado uma contravenção penal, de acordo com o Art. 54 da Lei 9.605/98. A pena prevista é de reclusão de 1 a 4 anos e multa.
Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.
Confira a galeria de imagens: