ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 28º

Direto das Ruas

Escola em aldeia está fechada há 5 dias e indígenas protestam por volta às aulas

A escola é a única municipal na comunidade Lalima e atende cerca de 360 estudantes das 620 famílias

Gabriel de Matos | 14/08/2023 11:42

A Escola Municipal Indígena Polo Presidente João Figueiredo, na Aldeia Lalima, no município de Miranda, está fechada desde a última quarta-feira (9). Conforme relato de indígena que mora na comunidade, servidores e pais de alunos lideram o fechamento do local. A instituição atende cerca de 360 crianças.

A Aldeia Lalima, que fica a 40 km do Centro de Miranda, tem cerca de 640 famílias e a escola é a única municipal da comunidade. Ainda segundo o relato do indígena, "um pequeno grupo fechou e não abriu mais", disse.

Uma mulher que vive na comunidade e também não quis se identificar ressaltou que os pais e alunos estão revoltados com a situação. "Os alunos estão sendo impedidos de entrar na escola. O grupo é liderado por alguns professores que não concordam com a nova Coordenação da escola", contextualizou.

Protesto por volta às aulas em frente a Escola Municipal Indígena Presidente João Figueiredo (Foto: Direto das Ruas)
Protesto por volta às aulas em frente a Escola Municipal Indígena Presidente João Figueiredo (Foto: Direto das Ruas)

Na última sexta-feira, pais e alunos realizaram manifestação em frente à escola com cartazes. Esta não foi a primeira vez que houve protesto neste ano. Em maio, responsáveis pelas crianças fizeram manifestação em frente à Prefeitura Municipal. A principal reivindicação dos indígenas é a conclusão das obras da escola.

A Secretaria de Educação de Miranda confirmou que um grupo fechou a escola e o motivo seria conflitos internos. Um representante da Funai (Fundação Nacinal dos Povos Indígenas) deve se fazer presente nesta terça-feira. Além disso, assim que a situação for resolvida, "será efetivado um calendário para reposição de aulas perdidas".

Em nota, a Prefeitura de Miranda, por meio do chefe de gabinete, Michel Roger Freddi, informou que entrou em contato com representante da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) no município. Ele também disse que "o problema será resolvido amanhã com apoio da Polícia Federal".

Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias