ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  17    CAMPO GRANDE 34º

Direto das Ruas

Gato e cachorro se assustam com anta passeando pelas ruas do Seminário

Registro foi feito por câmera de segurança na Rua Itajubá na madrugada desta quinta-feira

Por Clara Farias | 17/10/2024 09:04

Câmera de segurança de uma oficina, no Jardim Seminário, flagrou o momento em que cachorro e gato se assustam com uma anta que passeava na Rua Itajubá. O registro enviado ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas, nesta quinta-feira (17), mostra que apesar do "bichão" parecer fofo e tranquilo, deve ser apreciado de longe.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Uma câmera de segurança flagrou um cachorro assustado com uma anta que passeava em uma rua de Campo Grande. O empresário Ilson da Costa Benites, que registrou o momento, comentou que foi a primeira vez que viu a anta em sua área, embora tenha ouvido relatos sobre a presença do animal. Apesar da aparência amigável, especialistas alertam que as antas têm instinto selvagem e podem ser agressivas. A Polícia Militar Ambiental recomenda que a população não se aproxime de animais silvestres e, em caso de ferimentos ou filhotes perdidos, entre em contato com as autoridades para resgate.

O empresário Ilson da Costa Benites, 49 anos, contou que essa foi a primeira vez que as câmeras registraram a anta caminhando em frente à sua casa. Ele tentou adotar o cachorrinho que aparece nas imagens fugindo da anta, mas diz que o animal sempre foge. "Hoje de madrugada o cachorro começou a latir, e fui olhar a câmera. Pouco tempo depois apareceu a anta caminhando", contou ele.

Segundo o empresário, a região possui um córrego próximo e acredita que a anta estava indo em direção à mata. "Nunca tinha visto assim, só via pela internet alguns comentários de que ela estava andando no bairro", explicou Ilson. Como nunca viu pessoalmente o "bichão", caso escute o cachorro latindo novamente de madrugada, Ilson pretende sair na rua para ver de perto.

Apesar da anta ser fofa e aparecer frequentemente nas áreas urbanas de Campo Grande e no interior, especialistas alertam que o animal tem o instinto selvagem. Conforme a coordenadora do Incab (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira), Patrícia Medici, há muitos relatos de antas fêmeas apresentando comportamento agressivo.

A PMA (Policia Militar Ambiental) de Mato Grosso do Sul orienta que a população não se aproxime animais silvestres, mesmo aqueles que já estão "acostumados" com a região urbana. O órgão ressalta que a população não deve provocar, ameaçar ou tentar capturar os animais, uma vez que eles agem por instinto.

Quem encontrar animais silvestres feridos ou filhotes perdidos deve entrar em contato com a PMA para proceder o resgate. Os telefones da PMA em Campo Grande são (67) 3357-1500 e (67) 9984-5013.

Nos siga no Google Notícias