ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 13º

Direto das Ruas

No Aero Rancho, capivaras convivem com lixo e risco de atropelamento

Animais circulam pelo córrego entulhado de lixo, no Rio Anhanduí

Por Lucia Morel | 25/11/2023 12:25


Capivaras e lixo formam cenário flagrado por leitor do Campo Grande News no Rio Anhanduí, na avenida Norte e Sul, na altura do bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Com a calma costumeira, os animais descansam à beira do leito d'água e lixo dos mais diversos compõem o espaço atrás deles. Chega a causar tristeza a quantidade de restos presentes nas margens.

São sacos de lixo, muitas roupas, cadeiras quebradas, restos de televisores de tubo, papelões e outros mais pendurados entre às árvores ou misturados entre a lama, deixando a paisagem sem qualquer atrativo. As capivaras parecem acostumadas ao ambiente e se movimentam devagar, mas totalmente adaptadas.

Capivara foi atropelada e morreu nas margens da avenida Norte e Sul. (Foto: Alex Machado)
Capivara foi atropelada e morreu nas margens da avenida Norte e Sul. (Foto: Alex Machado)

Dona de casa que há 30 anos mora na região, Maria Inês dos Santos Dutra, 63, conta que nos últimos anos aumentou muito a população de capivaras no local, que fica próximo ao Hospital do Amor. Mas pior que vê-las ao lado de montes de lixo, são os atropelamentos quase diários que ocorrem, matando os animais e colocando em risco o trânsito.

“Os carros passam voando. Nesse trecho não tem sinalização, radar, semáforo, nada”, lamentou. Nos finais de tarde, além das capivaras, saem muitos macacos da área do rio Anhanduí, também já habituados aos humanos. “As capivaras são super mansas, ficam na calçada de casa, eu acho que a prefeitura tinha que colocar alguma proteção ali, não pra prender os animais, mas pra proteção mesmo”, avalia.

Após chuva de ontem, lixo foi levado pela correnteza. (Foto: Alex Machado)
Após chuva de ontem, lixo foi levado pela correnteza. (Foto: Alex Machado)

Quando as capivaras morrem, algumas são jogadas dentro do rio. Outras, ficam na beira da avenida e são recolhidas durante a semana pela Solurb. Mas aos finais de semana, se continuarem na beira, o cheiro forte de decomposição exala pela região.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.  

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias