ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 20º

Direto das Ruas

Pacientes com exames marcados encontram posto fechado nesta quinta-feira

UBS não abriu por ser ponto facultativo, mas moradores que estavam desde 6h30 na fila reclamam do descaso

Por Jéssica Fernandes | 10/10/2024 11:33

Moradores que tinham exames agendados nesta quinta-feira (10) encontraram a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Buriti de portas fechadas. Hoje é ponto facultativo, porém os pacientes reclamam que não foram avisados e ninguém entrou em contato para reagendar as consultas.

Marcos Antônio de Souza, 58 anos, chegou às 6h30 no posto e encontrou outras quatro pessoas na fila esperando a unidade abrir às 7h. Ele tinha uma coleta marcada desde a última terça-feira (1º) e reclama do descaso que sofreu junto com as demais pessoas que aguardavam.

“Tinham pessoas de idade, estava garoando, é uma falta de respeito. Como faz ponto facultativo se eles que agendaram? Eu vou fazer uma cirurgia, tenho uma consulta com o cardiologista e preciso desse exame”, fala.

A preocupação dele é que a coleta de hoje era essencial para outros exames que estão agendados na rede particular de saúde. “Corro risco de não ser atendido, porque demora para sair o resultado e dia 21 tenho uma outra consulta. O que demora para fazer via posto pago no particular para ter essa agilidade”, diz.

Segundo o morador, ele não recebeu nenhuma ligação avisando sobre o fechamento da unidade nesta quinta-feira. Além disso, também não tinham placas no posto informando o motivo do fechamento, então só depois Marcos soube do ponto facultativo. “Semana passada, na terça-feira (1º), marcaram. O pessoal tinha que estar ciente se deveria estar trabalhando ou não”, frisa.

Rosa Pinheiros, de 52 anos, relata que o marido estava com exames de rotinas marcados para esta manhã. Ele avisou que iria entrar mais tarde no trabalho para poder realizar a consulta, porém não conseguiu ser atendido.

“Meu marido faltou ao trabalho para ir lá e não avisaram nada. Ele ficou até 7h30 e não apareceu ninguém nem avisaram, nem nada. O pessoal deu com a porta na cara. Foi um descaso, ainda mais hoje que estava chovendo”, declara.

Ponto facultativo - Por meio da assessoria de imprensa, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que "as USFs (Unidades de Saúde da Família) encontram-se fechadas nesta quinta-feira em razão do ponto facultativo decretado pelo município, conforme publicado com antecedência no Diogrande e amplamente divulgado".

O decreto que antecipa a data do Dia do Servidor de 28 de outubro para o dia 10 foi publicado somente na sexta-feira (4), no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). A data prevista no calendário do município cairia em uma segunda-feira, mas com a mudança os servidores terão quatro dias de folga consecutivos.

As unidades 24 horas, que são os 4 CRSs (Centros Regionais de Saúde) e as 6 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), funcionam normalmente.

"A Sesau reitera que como ocorre em ocasiões como esta foi orientado a todas às equipes das USFs informarem aos pacientes quanto a existência do ponto facultativo decretado e a informarem o reagendamento de consultas e exames que estavam previstos para esta quinta-feira (10/10)", também diz a nota enviada à reportagem.

A secretaria afirma ainda que "as equipes das unidades tentaram contato via telefone, mas que não conseguiram avisar alguns pacientes". "Por isso, a Sesau tem reforçado insistentemente a necessidade dos usuários atualizarem o cadastro nas unidades de saúde, como número de telefone e endereço, para facilitar a comunicação entre a unidade e os pacientes referente aos serviços prestados. No caso de exames e/ou procedimentos, a Secretaria ressalta que nenhum paciente será prejudicado, visto que aqueles que as equipes não conseguiram contato para informar sobre o reagendamento, serão informados sobre o mesmo".

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias