ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Pacientes com exames marcados encontram posto fechado nesta quinta-feira

UBS não abriu por ser ponto facultativo, mas moradores que estavam desde 6h30 na fila reclamam do descaso

Por Jéssica Fernandes | 10/10/2024 11:33


Moradores que tinham exames agendados nesta quinta-feira (10) encontraram a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Buriti de portas fechadas. Hoje é ponto facultativo, porém os pacientes reclamam que não foram avisados e ninguém entrou em contato para reagendar as consultas.

Marcos Antônio de Souza, 58 anos, chegou às 6h30 no posto e encontrou outras quatro pessoas na fila esperando a unidade abrir às 7h. Ele tinha uma coleta marcada desde a última terça-feira (1º) e reclama do descaso que sofreu junto com as demais pessoas que aguardavam.

“Tinham pessoas de idade, estava garoando, é uma falta de respeito. Como faz ponto facultativo se eles que agendaram? Eu vou fazer uma cirurgia, tenho uma consulta com o cardiologista e preciso desse exame”, fala.

A preocupação dele é que a coleta de hoje era essencial para outros exames que estão agendados na rede particular de saúde. “Corro risco de não ser atendido, porque demora para sair o resultado e dia 21 tenho uma outra consulta. O que demora para fazer via posto pago no particular para ter essa agilidade”, diz.

Segundo o morador, ele não recebeu nenhuma ligação avisando sobre o fechamento da unidade nesta quinta-feira. Além disso, também não tinham placas no posto informando o motivo do fechamento, então só depois Marcos soube do ponto facultativo. “Semana passada, na terça-feira (1º), marcaram. O pessoal tinha que estar ciente se deveria estar trabalhando ou não”, frisa.

Rosa Pinheiros, de 52 anos, relata que o marido estava com exames de rotinas marcados para esta manhã. Ele avisou que iria entrar mais tarde no trabalho para poder realizar a consulta, porém não conseguiu ser atendido.

“Meu marido faltou ao trabalho para ir lá e não avisaram nada. Ele ficou até 7h30 e não apareceu ninguém nem avisaram, nem nada. O pessoal deu com a porta na cara. Foi um descaso, ainda mais hoje que estava chovendo”, declara.

Ponto facultativo - O  decreto que antecipa a data do Dia do Servidor de 28 de outubro para o dia 10 foi publicado somente na sexta-feira (4), no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). A data prevista no calendário do município cairia em uma segunda-feira, mas com a mudança os servidores terão quatro dias de folga consecutivos.

A reportagem procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) para saber como fica a situação dos pacientes que tinham consultas e exames marcados, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias